playlist Music

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TIM HAGANS – THE MOON IS WAITING (Palmetto Records)



Nas altamente elucidativas notas que acompanham “The Moon Is Waiting”, Tim Hagans explana que ele acolhe um sentimento de insegurança quando está tocando. Ele sente-se como se estivesse em um carro potente que, a qualquer momento, pode sair da estrada e se espatifar em uma árvore. Aquele senso de total abandono , o trompetista declara , é uma espécie de “perigo que eu gosto, preferivelmente com pessoas que estão atuando com satisfação”. Com o guitarrista Vic Juris, o baixista Rufus Reid e especialmente o luminar baterista Jukkis Uotila, Hagans tem reunido um grupo que continuamente entende e procura tal risco.


Isso torna-se patentemente óbvio na faixa título, a segunda faixa do álbum. Hagans está já engajado em um solo livre, apenas passada a metade do caminho, quando Juris executa uma rápida e inquietante intervenção, que impulsiona Hagans. O celestial trompete atua furioso no seguinte meio minuto, porém é surpreendente, com saraivadas da direita para a esquerda, acelerando frenética e furiosamente antes de acalmar – aquele carro batendo em um pedaço de gelo em uma curva de uma estrada em declive.


No todo “The Moon Is Waiting” é relativamente emocionante —o coração não poderia capturá-lo—porém o senso do que Hagans chama “movimento para frente” naquelas mesmas linhas do disco nunca está longe da superfície. O solo de abertura de Juris na guitarra em “Boo” é um blues do Delta psicodelizado, um imprevisto mas ajustado blues dentro do extravagante esquema de jam de "Bitches Brew" que emerge dele. E o encerramento em 11 minutos de “Things That Happen in a Convertible” com amplos espaços e inconstantes estados de espírito, serve principalmente como uma estrutura para uma impressionante apresentação, habilmente estruturada no solo de Reid.


Para que isto não soe como um exercício anárquico e sem direção, ou algo parecido. Hagans tem estado muitos anos com big bands e valoriza a disciplina. Há método em sua loucura, porém uma excelente loucura.


Faixas: Ornette's Waking Dream of a Woman; The Moon is Waiting; Get Outside; First Jazz; Boo; What I'll Tell Her Tonight; Wailing Trees; Things Happen in a Convertible.
Músicos: Tim Hagans: trompete; Vic Juris: guitarra; Rufus Reid: baixo; Jukkis Uotila: bateria, piano.


Gravadora: Palmetto Records


Estilo : Jazz Moderno


Para conhecer um pouco deste trabalho , assistam ao vídeo abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=RngljpoKZg4


Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: