Este é um duo maravilhosamente harmonioso. O pianista Roger Kellaway tem uma identidade que traz de Ellis Larkins, Bill Evans e o profundo conhecimento do piano jazzístico , enquanto Eddie Daniels deve ser o mais formidavelmente correto clarinetista do jazz atual, sem nunca permitir o uso da técnica como meio de expressão.
Adicione aos muitos atributos deste duo, o fato que tocam sem rede de segurança e você tem algo especial— é muito do que Kellaway e Daniels fazem no velho cavalo de batalha de George Gershwin "Strike up the Band", que combina qualidades impressionistas com perspicácia astuta e traiçoeira. Dos dois é Kellaway que apresenta esta qualidade mais prontamente, entretanto o nível de conhecimento mútuo do duo assegura que quando Daniels desprende-se do trabalho, o pianista completa a frase do clarinetista.
'Somewhere” de Stephen Sondheim é uma canção que é fácil para se cometer erro. A leitura deles combina qualidades levemente rapsódicas com incomum pungência. É também uma daquelas ocasiões em que Kellaway demonstra, em seu solo, ser um pianista subestimado , antes de Daniels vir se estabelecer com sua excelente sonoridade.
Dada a magnitude do programa, "Rhythm-a-ning" de Thelonious Monk coloca-se um pouco fora, ou seria o que a obra oferece não seja, de todo jeito, virtualmente igual. No seu trabalho solo, Daniels traz uma personalidade radicalmente diferente para o saxofone soprano de Steve Lacy, demonstrando que o segredo da leitura de Monk posiciona-se na estimativa entre a visão do compositor e a própria individualidade do músico.
"A Place that You Want to Call Home" de Kellaway é composta com grande pungência, e deste modo preparada para a genuína entonação de Daniels. Ela encerra o programa em que o alcance do material é abarcado pelo duo para quem a empatia é a segunda natureza e o entendimento vem naturalmente.
Faixas: Strike Up the Band; Capriccio Twilight; Somewhere; Rhythm-a-ning; America The Beautiful; Etude of a Woman / Pretty Women; Just Friends; A Place that You want to Call Home; 50 State Rambler.
Músicos: Eddie Daniels: clarinete; Roger Kellaway: piano.
Gravadora: IPO Recordings
Estilo: Straight-ahead/Mainstream
Fonte : All About Jazz /Nic Jones
Nenhum comentário:
Postar um comentário