Um saxofonista barítono liderando um trio de órgão é certamente uma raridade. O resultado de “Smul's Paradise” de Gary Smulyan é , na gíria dos anos sessenta, uma “brasa mora !”. Esta gíria parece apropriada , pois homenageia um frequentemente negligenciado organista, Don Patterson, que surgiu naquela década. Liderando o quarteto atrás do seu portentoso barítono, Smulyan contribui com o tributo através de "Blues for D.P." em acréscimo à inclusão de duas composições de Patterson no conjunto de oito faixas.
Smulyan disse que este formato era o seu preferido na juventude , e que ele desejava, há muito tempo, gravar com um grupo de órgão. Ele iniciou sua carreira profissional nos anos setenta com a New Thundering Herds de Woody Herman e, atualmente, atua com a celebrada Vanguard Jazz Orchestra. Além deste grupo de trabalho, ele lidera seu próprio trio composto pelo baixista Ray Drummond e pelo baterista Kenny Washington.
Smulyan tem sido constantemente classificado comoo número um no saxofone barítono pelos leitores e críticos da Downbeat Magazine e cita a influência do falecido Pepper Adams. Aqui, a sonoridade do saxofonista demonstra uma qualidade raramente ouvida no barítono—mais como um tenor—e contribui com solos vigorosos e encrespados , com seus companheiros de trio realizando significantes contribuições.
O expressivo fraseado de Smulyan destaca-se nos tempos agitados "Up in Betty's Room" de Patterson coberto pelo inspirado trabalho de Mike LeDonne no Hammond B3. Igualmente atraente, a melodiosa "Aires" de Patterson/Sonny Stitt apresenta uma bela abertura no barítono, seguida por um encantador solo do guitarrista Peter Bernstein, com LeDonne flutuando sobre a seção rítmica.
Outro destaque é a exploração de Smulyan em "Blues for D.P." após a introdução de Bernstein, passando para LeDonne, com todos os registros extraídos , trazendo a música para um final surpreendente . Smulyan está na frente e ao centro da faixa final "Heavenly Hours", onde a destreza do saxofonista alcança um tempo prolongado e improvisa com desembaraço.
Uma escolha racional dentro de um trio de órgão, esperançosamente, “ Smul's Paradise” abrirá mais possibilidades para o frequentemente negligenciado sax barítono como instrumento líder.
Faixas: Sunny; Up In Betty's Room; Pistaccio; Smul's Paradise; Little Miss Half Steps; Aires; Blues For D.P.; Heavenly Hours.
Músicos: Gary Smulyan: saxofone barítono ; Mike LeDonne: Hammond B-3 organ; Peter Bernstein: guitarra; Kenny Washington: bateria.
Gravadora: Capri Records
Estilo: Straightahead/Mainstream
Fonte : All About Jazz / Larry Taylor
Nenhum comentário:
Postar um comentário