playlist Music

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TINEKE POSTMA – THE DAWN OF LIGHT (Challenge Records)




O toque da saxofonista alto e soprano holandesa Tineke Postma é flexível e matizado, ao ponto que sua entonação pode sugerir Lee Konitz. Às vezes, ela flui alegremente nota após nota e às vezes ela inquieta com frases e rajadas de notas ou fragmentos tonais. A música neste álbum, o quinto, é raramente straight-ahead e suingante, entretanto há episódios de forte ritmo. A banda de Postma (o termo seção rítmica parece limitante), que inclui os músicos holandeses Marc Van Roon (pianos acústico e elétrico e sintetizador), Frans Van Der Hoeven (baixo) e Martijn Vink (bateria), tem um senso fluente de acalmar, ser fluente e interagir.


O quarteto transmite ansiedade convincentemente, como em “Before the Snow” de Postma e “Newland” de Van Roon e a convidada Esperanza Spalding (em sua única aparição) canta o poema de Pablo Neruda “Leave Me a Place Underground” musicado por Postma com a batida assertiva da bateria. “Off Minor” de Thelonious Monk inicia coma a fluidez do saxophone alto e do piano, diálogo livre antes da melodia finalmente emergir . A performance é mais permissiva para os conceitos de Postma e Van Roon que evoca o estilo percussivo do compositor no piano . Monk é o único compositor norte-americano representado aqui, com Postma compondo a maioria das músicas.


O lirismo expresso ao longo deste álbum é insinuante, e a técnica do saxofone de Postma fascina. Porém, às vezes, você deseja que o grupo desse um pouco mais.


Faixas: Canção de Amor (Suite I Na Floresta do Amazonas); Falling Scales; Before the Snow; Leave Me A Place Underground; The Observer; Off Minor; Newland; The Man Who Started At Coats; Beyond Category; Tell It Like It Is.


Fonte : JazzTimes /Owen Cordle

Nenhum comentário: