playlist Music

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ANDRÉ VASCONCELLOS – 2



André Vasconcellos, baixista brasileiro, tem se destacado por performances com Djavan, Hermeto Pascoal, Ivan Lins e Hamilton de Holanda, porém este seu segundo CD—simplesmente intitulado "2"—não é jazz brasileiro. Embora haja sutis alusões de ritmos latinos e da América do Sul, especificamente, a ambição e visão de Vasconcellos não está contida em um único gênero e suas habilidades para a composição e arranjos são impressivas.

"Signals of Rain" apresenta uma melodia melancólica impressionantemente tocada pelo saxofonista tenor Josué López. O baixo de Vasconcellos e o piano de David Feldman interagem insinuantemente em um interlúdio construído com tensão. O baterista Allen Pontes atua de forma correspondente. "The Old City Ballad" tem uma melodia e o espírito preservado em "Signals of Rain". Aqui o solo do guitarrista convidado Torcuato Mariano é o destaque, notadamente por sua beleza sonora e linhas harmoniosas. O líder providencia um conciso e tocante solo de baixo. "Balance of Relations" inicia com uma introdução suave realizada pelo guitarrista Marco Vasconcellos e o baixo de André, antes López ensaia um tema com toques latinos. O solo de Marco é variado em sua pegada e construído implacavelmente. "Rome" é uma peça dramaticamente arranjada , com André em ostinato comandando as ações. Um arrojado solo de López é seguido por um mais reflexivo de Feldman, ainda que igualmente apaixonado . Seu piano improvisador então impulsiona o encerramento com um solo de Pontes.

A primeira parte de "Bullfight" descreve os lentos e mútuos movimentos do toureiro e do touro. O trabalho de guitarra de Marco tempera mais as coisas, comandando o fervente solo de López como uma confrontação que se intensifica antes de um saltitante solo de piano de Feldman desvanecer o cenário. Mariano e López compartilham a melodia trotante de "Puerto Madero". Desta vez é o pianista Renato Fonseca que apresenta um solo profundo, com a linha pulsante do baixo de André estabelecendo uma forte base. O solo rápido de López cobre uma faixa memorável.

"The Trip of the Elephant" oferece um insinuante e hipnótico tema que inspira López na busca de um solo em cascata do seu tenor , seu melhor, ou talvez de qualquer outro participante do trabalho, no CD inteiro. A última faixa, "Spiral" desenvolve uma pegada insistente que é sustentada pelo trio de piano, baixo e bateria, sobre o qual os solos vigorosos de López e Feldman embarca em uma hábil e extensa improvisação. Este é um reanimador e moderno grupo do mainstream.

Faixas
1.Signals
of Rain
2.Rome
3.Balance
of Relations
4.The
Old City Ballad
5.Bullfight
6.Puerto
Madero
7.The
Trip of the Elephant
8.Spiral

Fonte : JazzTimes

Nenhum comentário: