playlist Music

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ELIO VILLAFRANCA AND ARTURO STABLE – DOS Y MÁS (2012)



O pianista Elio Villafranca e o percussionista Arturo Stable têm o mundo nas pontas dos dedos. Eles originalmente aclamam Cuba, onde eles receberam educação musical clássica e encharcaram-se dos sons populares antes de vir para de virem para os Estados Unidos.Porém eles não limitam suas visões ao seu ponto de origem. Espanha, Oriente Médio e África em companhia dos sons da terra natal integram “Dos Y Más , como se eles misturassem suas mentes e casassem suas intenções musicais para criar um programa orgânico e de musica original.

Ambos têm percorrido caminhos paralelos, passando seus anos de formação no Instituto Superior de Arte in Havana em Cuba, estabelecendo laços durante o trabalho na banda da saxofonista Jane Bunnett em Spirits Of Havana, enquanto se estabeleciam no mundo,ultrapassando os limites dos artistas cubanos, indo além através do trabalho com educadores engajados em programas musicais de faculdades da Filadélfia. Todas essas experiências, quer similares ou compartilhadas, fazem-nos parceiros aptos para esta narrativa de um duo.

“Dos Y Mas” inicia com um par de singulares composições de Villafranca, que dá ao pianista a chance para soltar-se antes de apresentar um solo fundamental sob um solo de Stable. O álbum continua com "Alla" uma balada relaxada que demonstra ser a única faixa que não tem um bom senso de fluidez e balanço. A percussão de Stable está bastante ocupada , com estivesse distraída e em conflito com o piano fluido de Villafranca. Entretanto, eles rapidamente recuperam-se com "Arara" inspirado pelo encontro de Villafranca com Ojun Degara, um dos mais velhos grupo folclórico da província de Matanzas, Cuba. "Arara" prova ser o início de um vitorioso de um
veio para este dinâmico grupo: "En La Colonia" começa com dois minutos de manuseio do piano com o polegar e apresenta algo hipnótico com ritmos vindos das mãos direita e da esquerda de Villafranca; "Vertiente" golpeia duro com sua mistura de ritmos de Bulería e elementos Afro-Cubanos, e eles abrem caminho no território da energia na picante "A Las Millas". Com o disco chegando ao fim , eles trocam de ferramenta com o ímpeto das marés em "Agua Marina" e o vocal incrementado em "Cuba Linda", que traz o cantos Igor Arias para a equação. Estas músicas ajudam a estender por toda parte o escopo do projeto.

Enquanto um firme entendimento dos modelos cubanas e ritmos do mundo incrementam completamente a experiência da audição.”Dos Y Mas” não vem com qualquer conhecimento baseado em pré-requisitos. Estes escultores de mentes abertas musicais criaram esta música para aqueles que abrem seus ouvidos para absorvê-la e desfrutá-la.

Faixas: 1529; Saghezi; Alla; Arara; En La Colonia;Vertiente; A Las Millas; Yusa's; Agua Marina; Cuba Linda.

Músicos: Elio Villafranca: piano, guataca, vocal; Arturo Stable: djembe, udu, dumbek, congas, bata, cajón, hand percussion, vocal; Igor Arias: vocal (10).

Gravadora: Motéma Music

Estilo: Latin/World

Fonte : All About Jazz /DAN BILAWSKY

Nenhum comentário: