playlist Music

domingo, 18 de março de 2012

LUIS PERDOMO –UNIVERSAL MIND (2012)



Enquanto o pianista Luis Perdomo tem merecido muitos elogios por seu trabalho no campo do jazz latino , atuando com diferentes artistas tais como o percussionista Ray Barretto e o saxofonista Miguel Zenón, classificá-lo como um “pianista de jazz latino” seria um erro. Perdomo tem ganho o pão de cada dia
tocando com muitos luminares e legendas desse estilo, mas seu trabalho com o saxofonista Ravi Coltrane e seus próprios álbuns colocam-no na vanguarda do jazz moderno, em toda sua extensão e esplendor.

“Universal Mind” é o quarto lançamento do pianista
venezuelano como líder, porém marca a estreia do seu atrativo trio. O baixista Drew Gress e Perdomo um elo musical químico através das suas experiências musicais compartilhadas com a equipe de trabalho e Ravi Coltrane, mas a
verdadeira estória , aqui, é a conexão entre Perdomo e o baterista Jack DeJohnette. O dois
impulsionam, incitam e induzem um ao outro para grandes encargos, enquanto criam música provocante, poderosa e singular.

O trabalho em terça de DeJohnette com Keith Jarrett não cria dificuldade para a
atuação do trio, e ele parece ter se metido em um trabalho que enfatiza sua habilidade no uso
das baquetas melhor que qualquer outra gravação sua realizada há algum tempo. Ele
proporciona um suíngue vivo quando colocado em uma modulação de blues ("Tetragon"
de Joe Henderson), brilha no agitado fervor da banda em "Rebellious Contemplation" , explora
com Perdomo as bem construídas "Unified Path I" e "Unified Path II", e trata com astuciosa modelagem métrica "Above The Storm".

O toque de DeJohnette serve como um mecanismo que dá força ao trio e Gress é o elo de ligação e a força balançante que ajuda o grupo a dar liga, mas Perdomo é a bússola que os orienta aos diversos destinos. Ele é competente na arte pianística com a distribuição de linhas angulares sobre moldes em arpejos ("Gene's Crown"), apresenta uma música à la Monk com moderna sintaxe ("Tin Can Alley" de DeJohnette) e explora o desconhecido para produzir música de extrema beleza ("Dance Of The Elephants").

“Universal Mind” estabelece um novo padrão de execução para trio na época moderna. É um ponto alto na discografia de Perdomo e, além do que, é um concorrente para o álbum do ano.
Faixas: Tetragon; Langnau; Rebellious Contemplation; Unified Path I; Just Before;
Unified Path II; Tin Can Alley; Above The Storm; Gene's Crown; Dance Of The Elephants; Doppio.

Músicos: Luis Perdomo: piano; Drew Gress: baixo; Jack DeJohnette: bateria.

Gravadora: RKM Music
Estilo: Latin/World

Fonte: All About Jazz /DAN BILAWSKY

Nenhum comentário: