playlist Music

domingo, 15 de abril de 2012

ADAM CRUZ – MILESTONE (2012)



Inevitavelmente, com um lançamento de uma gravação feito sob a liderança de um baterista, há a discussão se o disco é do baterista ou não. Compreensível,naquilo em que são os grandes heróis não glorificados da maioria das gravações e é sempre excitante ter a oportunidade de “dar ao baterista alguma coisa” nas palavras do grande Maceo Parker. O que isto significa, entretanto, está longe de estar claro. Será porque o baterista compôs algumas músicas ou teve um espaço para o solo, ou talvez pode significar que funcionou como metrônomo da banda através de um exercício de uma miríade de mudanças métricas?

Talvez o mais conhecido dos bateristas do moderno jazz, que liderou bandas, foi Art Blakey. Elementos do modelo de Art Blakey estão em "Milestone” do baterista Adam Cruz. Antes de tudo, ele reuniu uma grande banda. A Art Blakey's Jazz Messengers, através de todas as suas encarnações, foram excitantes. Blakey punha fogo neles e lhes dava confiança para ir em frente. O mesmo é verdade para os mensageiros reunidos por Cruz aqui. A bateria anuncia o início da música e deixa acontecer. Não demora para a fervura iniciar com o saxofonista tenor Chris Potter e o pianista Edward Simon atuando brilhantemente do começo ao fim.

Será que uma gravação de um baterista consiste em uma mera apresentação do seu desempenho? . Cruz é nada mais do que a parte real do negócio, sua genuidade falará para eles mesmos, e esta gravação não é diferente. Ele toca com solistas efetivamente, tem, aparentemente, um arsenal sem fim de acompanhamento improvisado ( algo favorito em Blakey), e sabe quando deve trazer a fúria e a suavidade para uma batida.

O que faz este lançamento , verdadeiramente, especial é a escolha do repertório.Todas as composições são de Cruz, e todas consistentes. Com melodias e harmonias atraentes e belas baladas, Cruz demonstra surpreendente profundidade e maturidade para esta estreia como líder. Por qualquer critério a ser usado para definir um álbum de baterista, esta é , também, uma gravação muito boa .

Faixas:Secret Life; Emje; Crepuscular; The Gadfly; Resonance; Outer Reaches; Magic Ladder; Bird of Paradise.

Músicos: Adam Cruz: bateria; Miguel Zenón: sax alto (1, 2, 5, 8); Steve Wilson: sax soprano (3, 4, 6, 7); Chris Potter: sax tenor ; Steve Cardenas: guitarra; Edward Simon: piano, Fender Rhodes; Ben Street: baixo.
Gravadora: Sunnyside Records
Para conhecer um pouco deste trabalho assistam ao vídeo abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=3c0rsV4ktGs
Fonte : All About Jazz / WILLIAM CAREY

Nenhum comentário: