playlist Music

domingo, 8 de abril de 2012

FRANCO D'ANDREA – TRADITIONS AND CLUSTERS



É uma experiência musical satisfatória, quando uma performance pode apresentar o jazz tradicional sem reduzir a música à ortodoxia. Tal é a ressonância do som de Franco D'Andrea.
O setentão pianista italiano segue o seu “Soprais (El Gallo Rojo, 2011)”, com seu antigo quarteto, adicionando instrumentos usados no início do jazz , o clarinete e o trombone, tocados respectivamente por Daniele D'Argaro e Mauro Ottolini. Ao vivo,” Traditions And Clusters”, tem como convidado o seu contemporâneo, o baterista Han Bennink em duas faixas.
Com Bennink em cena, a música transita entre o que era o novo por volta de 1920 e o que é atual sem vir a ser estranho. A abertura alcança 24 ebulientes minutos, "I've Found A New Baby" (feito famosa pela orquestra de Benny Goodman), antes de seguir com "Turkish Mambo" de Lennie Tristano e "Strawberries" de George Gershwin. Adornado por clarinete e trombone, o convencional ganha uma chute na traseira. O mesmo para o standard de Duke Ellington, "Caravan", que está dentro do contexto, mas não é um limitador para as apreciações de D'Andrea.

Estas não são reproduções neoconservadoras fielmente executadas de uma era passada, mas exploradora do passado para uma modernização inovadora. D'Andrea, como Thelonious Monk antes dele, começou na tradição do jazz, porém deu uma guinada em seu próprio som. Os Clusters referenciados no título são os grupos de improvisações pelo quarteto que são pontos de partida para as composições de D'Andrea ou uma canção composta por Billy Strayhorn. O baterista Zeno De Rossi (talvez o herdeiro moderno do som de Bennink ) substitui Bennink e o saxofonista Andrea Ayassot e o baixista Aldo Mella mantêm um componente de estável improvisação para o quarteto de D'Andrea.
O segundo disco encontra o quarteto de D'Andrea expandido para um sexteto com D'Agaro e Ottolini. A banda , mais uma vez, explora Ellington,Strayhorn e Tristano, tanto quanto dá toques de Chick Corea e Misha Mengelberg. A delicada dança, transita entre o jazz tradicional e as abstrações de uma música livre, proporcionando uma prazeirosa experiência.
Faixas: CD1: I’ve Found A New Baby/Turkish Mambo/Strawberries; Clusters N.1 /Monodic;
Clusters N.2/Half Of The Fun; Clusters N. 3; Caravan.
CD2: March; Vis Libera;A4 + M2; Turkish Mambo/Half The Fun; M3/Caravan; Into the Mystery; Old Time Blues.
Músicos: Franco D’Andrea: piano; Daniele D’Agaro: clarinete; Mauro Ottolini: trombone;
Andrea Ayassot: saxofones alto e soprano; Aldo Mella: baixo; Zeno De Rossi: bateria;
Han Bennink: snare drum (CD1#1, CD1#5).
Record Label: El Gallo Rojo Records
Fonte : All About Jazz / Mark Corroto

Nenhum comentário: