playlist Music

segunda-feira, 2 de abril de 2012

JOHN CLAYTON RELEMBRA SNOOKY YOUNG



Pessoas que tiveram a sorte bastante de sentar junto a Snooky Young (na foto), consistentemente, dirá que ele foi o melhor exemplo de instrumentista. Eu ouvi isto de Jon Faddis, Sweets Edison, Marvin Stamm, Clay Jenkins, Oscar Brashear, Bobby Bryant—a lista é sem fim. Todos têm coisas diferentes a dizer sobre o fez ser um ícone. Eu sempre observei duas coisas: a qualidade de expressão em seu toque e sua energia. Ele atuava em suas performances
como guia como se estivesses cantando. Escutem onde e como ele utiliza o vibrato, trinados, cadências, dinâmicas e articulação – ele está cantando!. E a energia que está por trás, faria está canção percorrer seus ossos. A entonação, a força e a intensidade. Eu desfrutei das dicas que ele daria a outros músicos guias, como “ Não toque assim tão alto!. Você é o guia . Deixe-os vir até você!” .

Ele permaneceu na primeira classe , mas uma espécie de sujeito caseiro.Suas roupas eram sempre esmeradas, cheias de dignidade e na moda. Seu ego era equilibrado. Ele liderou uma banda nos anos 40, que tinha seu bom amigo Lester Young e Lady Day. Como Snooky brincaria, “Quem era aquela cantora?. Eu não posso lembrar seu nome. Você a conhece?. Quem era ela?
Oh, sim—Billie Holiday!” Não só Billie cantou em sua banda , como proveu bons caminhos para Snooky e Prez.

O trompetista Clay Jenkins esteve ao lado de Snoooky e sempre estava presente nos casos em que Snooky necessitava de algum auxílio como professor ou palestrante. “Lembro que as pessoas buscava Snooky para conselhos sábios”,Clay declara. “Ele dizia para eles, "Pratiquem todos os dias. Seja generoso com as pessoas.’” Snooky praticava todos os dias por pelo menos duas horas.
Snooky era um homem de família. Sua esposa e filhos foram sempre um suporte para ele. Isto era
evidente em seu toque. Pegue qualquer balada gravada por Snooky e sua gentileza e ternura emerge do seu instrumento. O fato de que poderia exciter a banda inteira com seu som e entusiasmo é algo que a maioria dos músicos reconhecem. Os verdadeiros fãs de Snooky identificam a grandeza do seu toque “baladeiro”.
No fim de sua vida, sua audição se deteriorou. Eu nunca esquecerei , ele vindo encontrar-me para um ensaio na Clayton-Hamilton Jazz Orchestra e declarar: “Estou tendo tempos difíceis com minha audição, porém espero que você não me demita!. Esta é minha banda favorita e quero
permanecer aqui”. Eu estava chocado e silente. Demití-lo?. Nunca. Snooky , no final das contas ,
deixou a banda em seus próprios termos.

Assistam ao vídeo abaixo, que retrata bem o exposto por John Clayton.
http://www.youtube.com/watch?v=RlX0b-AJWz4

Fonte : JazzTimes /John Clayton (baixista)

Nenhum comentário: