
“XXI Century “ é o segundo lançamento do seu próprio selo, e como seu lançamento anterior, “Fe...'Faith (5 Passion, 2011”), continua a revelar seu vasto repertório.Este disco duplo apresenta temas cubanos, fusão percussiva, funk e improvisação introspectiva.
Os convidados bem escolhidos suplementa seu trio formado pelo baixista Matt Brewer e pelo baterista Marcus Gilmore. A abertura "Nueva Cubana" de Rubalcaba viaja através de um ataque percussivo para causticar a eletricidade da guitarra de Gary Galimidi. O som não mais que uma fusão entre o rock e o jazz cubano em sua recíproca trajetória. Mesmo com a formulação funk em "Fifty", a guitarra afropop de Lionel Loueke colide com a pegada de Gilmore e a vibração cubana de Rubalcaba enlaça a África ocidental, a América do Norte e o Caribe.
Com a ajuda do percussionista Pedro "Pedrito" Martinez, a pegada permanece firmemente enraizada em Cuba. "Son XXI" é o ponto alto do ataque percussivo do pianista, um desafio para estabelecer o silêncio.
Enquanto as pirotecnias estão presentes, o pianista também apresenta outro lado , interpretando "Lennie Pennies" de Lennie Tristano , assim como Keith Jarrett troca a emoção rítmica por uma precisão matemática. A interpretação de "Moore" de Paul Bley e "Time Remembered" de Bill Evans expõe um lado bem reflexivo, onde o pianista descerra as composições para dar-lhes mais suíngue.
Rubalcaba impressiona com sua maestria, não para manter os
ouvintes fora da harmonia, mas para apresentar seu conjunto completo de
talentos.
Faixa: CD1:
Nueva Cubana; Time Remembered; Fifty; Anthem; Oshun; CD2: Moore; Son XXI;
Alafia; Lennie’s Pennies; Oshun (versão curta).
Músicos: Gonzalo Rubalcaba: piano,
Yamaha CFX, teclados; Matt Brewer: baixo acústico, baixo elétrico; Marcus
Gilmore: bateria; Ignacio Berroa: bateria; Pedro "Pedrito" Martinez:
percussão, voz; Lionel Leouke: guitarra, voz; Gary Galimidi: guitarra.
Gravadora: 5Passion
Estilo :
Latin/World
Assistam ao video para conhecer um pouco deste trabalhohttp://www.youtube.com/watch?v=P__kHucUdAE
Fonte : AllAboutJazz /MARK CORROTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário