playlist Music

sábado, 14 de julho de 2012

BOB SHEPARD – CLOSE YOUR EYES (BFM)


A distinção entreo jazz da East Coast e da West Coast provavelmente é uma simplificação antiguada. Ainda assim é duro não pensar em “Close Your Eyes” como  fundamentalmente  Californiano. É uma insinuação clara e viva da brisa do oceano e da luz do sol.
Bob Sheppard, originário de Los Angeles, é um dos mais capacitados multi-instrumentistas das palhetas no  jazz. Ele é um músico de estúdio, professor, palestrante e um acompanhante de primeira classe (Freddie Hubbard, Joni Mitchell, Steely Dan, James Taylor). “Close Your Eyes “ é um projeto raro sob seu nome, e o mais completo documento da sua arte.

 É refinado, sofisticado e musical e intricadamente organizado. Alan Pasqua ou John Beasley tocam piano e B3. Gabe Noel/Antonio Sánchez/Walter Rodriguez são  baixista/baterista/percussão. O guitarrista Larry Koonse e o  trompetista Alex Sipiagen juntam-se ao grupo, individualmente, em dois números e juntos em um. Mas não soa com um grupo pequeno porque  Sheppard, que utiliza nos solos o saxofone tenor , dobra a si mesmo em seis outros instrumentos de palheta para criar camadas de acompanhamento musical. Cada música é arranjada dentro de um firme e multifacetado desenho.
“People” (Gente da East Coast ?) que requer vida e substância encontram força jazzística em performances como “Surface Tension”, “Brain Foge” e “Fast Company” bastante inteligente. Porém mesmo tais esquemas, com alto grau de dificuldade, com truques bem ajustados e  espertas execuções em uníssono, alcançam o objetivo quando os solos surgem. Sipiagen, Koonse e Pasqua esperam por seus momentos, então arrasam. Cada improvisação de  Sheppard é uma revelação única de imprevisível destreza. A entonação resplandecente do saxofone tenor dança como se estivesse entre as ideias de Baryshnikov.“Phantoms”  de Kenny Barron é perfeitamente tranquila e ominosa, mas a melhor faixa é “Goodbye”. Cada peça neste álbum  é precisamente calibrada para a atuação de Sheppard, cuja fluidez e solos livres estão em uma elegante  e repetitiva paixão melancólica.

Faixas

1 Close Your Eyes
2 Surface Tension (feat. Larry Koonse)
3 Goodbye
4 Brain Fog (feat. Alex Sipiagen)
5 Fast Company
6 Phantoms
7 Lightness
8 Gazelle (feat. Alex Sipiagen & Larry Koonse)
9 All In A Row

Assistam ao vídeo a seguir para conhecer um pouco deste belo trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=6BowRjcyCbY

Fonte : JazzTimes /Thomas Conrad

Nenhum comentário: