O baixista Eddie Gómez tece uma centrada e melancólica tapeçaria
neste disco intimista e particular. Um exercício de empatia e envolvimento, “Per
Sempre! É profundamente romântico e caloroso. As composições são todas melodiosas, se não
igualmente memoráveis, como a extensa “Pops
and Alma” de Gómez (seu baixo parece murmurar atrás do pianista Teo
Ciavarella), “Bologna d’Inverno” do saxofonista Marco Pignataro, “Forever” de Gómez
(onde Pignataro traz evocações de Lester Young) e a destacada e encantadora “Arianna” de Ciavarella.
O projeto , gravado na Itália em 2009, é em tempo médio, flexível e suingante.Suíngue não necessita de meia força, batida firme , entretanto. O baterista Massimo Manzi, o único membro do grupo que não contribui como uma composição, trabalha o ritmo em toda parte em sincronia com o moderado Gómez, cuja entonação redonda envolve essas faixas. Enquanto se expressam para eles mesmos , eles também parecem estar próximo das pessoas e dos lugares , e são convincentes. A única composição de terceiros é “Stella by Starlight”, apresentada com apropriada luminosidade e premência. Distinto de outras faixas, esta aproxima-se da propulsividade, com o baixo de Gómez impulsionando a seriedade de Pignataro, aprofundando o sax e a flauta mágica de Matt Marvuglio. Há mais esperteza rítmica aqui do que no restante do álbum.
O esteio, entretanto, é “Arianna” uma aveludada e excitante balada apresentando uma melodia ascendente dobrada pelo piano e sax. A flauta de Marvuglio aprofunda suas nuances, e a canção toca em vários gêneros : canção religiosa , folclórica, e claro , jazz, evidencia o luxuoso e determinado solo de Gómez no centro. “Arianna” é uma beleza, uma canção mais trabalhada e envolvente que as demais. Porém garantindo aquele trabalho e, então, movendo-se além de seus prazeres , também.
Faixas: Arianna; Bolagna d' Inverno; Why Cry?; Forever; Pops & Alma; Stella by Starlight; Homesick; Epilogue.
Músicos: Eddie Gómez: baixo; Marco Pignataro: saxofones tenor e soprano ; Matt Marvuglio: flauta; Teo Ciavarella: piano; Massimo Manzi: bateria.
Gravadora: BFM
Estilo:
Straight-ahead/MainstreamFonte : JazzTimes / Carlo Wolff
Nenhum comentário:
Postar um comentário