playlist Music

quarta-feira, 11 de julho de 2012

JERRY GONZÁLEZ Y EL COMANDO DE LA CLAVE – JERRY GONZÁLEZ Y EL COMANDO DE LA CLAVE (Sunnyside)


Após sedimentar-se em Madrid em 2000, em parte como resultado de seu  engajamento com o diretor e produtor espanhol Fernando Trueba do filme Calle 54, Nuyorican, o trompetista e  congueiro Jerry González veio a ser o centro do flamenco-jazz . Jerry González Y El Comando De La Clave marca a estreia de González em gravação com seu quarteto baseado em Madrid: Javier “Caramelo” Massó, no piano; Alain Pérez, baixo; Kiki Ferrer, bateria e Alberto “Chele” Cobo, claves. (Diego el Cigala aparece no clássico de  Tito Rodriguez, “Avísale A Mi Contrario”).
No trabalho de González, inovação e tradição nunca estão desassociadas. Aqui, o modelo não utiliza um grupo de jazz , mas Los Muñequitos de Matanzas, o modelar grupo de rumba cubano. E por que não?. Nas notas do disco González escreve : “Eu sempre disse que se John Coltrane tivesse conhecido Los Muñequitos de Matanzas eles teriam sido a perfeita seção rítmica para ele”.

Jerry González Y El Comando De La Clave certamente colocam suas noções de standards de jazz e rumba matancera (processada via Bronx e Madrid) para o teste, e o resultado é intrigante. Na abertura “Someday My Prince Will Come” maliciosamente reintitulada “Some Day My Prints Will Come (Back From the FBI)”, a primeira rodada soa mais convencional, um bem executado Latin jazz, com González atuando sobre uma pegada tingida de rumba. Porém o grupo dá uma passada pelo cha cha cha para um eloquente solo de piano de Massó, então muda outra vez, agora para a rumba guaguancó para Pérez (que sola em estilo flamenco ) e um inesperado coro vocal antes de retornar ao sentimento latino inicial.

Também, standards tais como “In a Sentimental Mood”, “Love for Sale” e “Resolution”  de Coltrane são re-contextualizados como rumbas. Entretanto, “Tenderly” é executada como uma correta balada lenta com González no flugelhorn, oferecendo uma boa mudança de compasso. E  González não pode resistir a uma revisita a “Obsesión” um componente importante do seu repertório com o seu Fort Apache Band e ponto alto do começo do seu Jerry Gonzalez Y Los Piratas Del Flamenco
      Faixas

   1. Someday My Prints Will Come (Back From The FBI) 8:21

   2. Resolution 9:57

   3. Equipoise 6:54

   4. Tenderly 11:06

   5. Obsesion 11:25

   6. Love For Sale 8:26

   7. In A Sentimental Mood 7:07

   8. Avisale A Mi Contrario 4:21

 Assistam ao vídeo abaixo para conhecer um pouco deste trabalho



Fonte : JazzTimes / Fernando Gonzalez


Nenhum comentário: