playlist Music

terça-feira, 17 de julho de 2012

YUVAL COHEN – SONG WITHOUT WORDS (Anzic)


É frequente uma gravação tal como esta do saxofonista soprano Yuval Cohen e do pianista Shai Maestro em oito duetos clamar por uma seção rítmica. Não em “Song Without Words”, entretanto. Não há nada exposto nestas conversações que precisam ser encorpadas com um baixo, uma bateria ou  qualquer coisa oportuna para incrementar o sentimento. Cohen, também, tem gravado com sua irmã, Anat, e seu irmão, Avishai, como em “3 Cohens”, e  com Maestro (que tem trabalhado com Avishai Cohen, o baixista, desde o meado dos anos  2000) forjam um elo imediato a partir da faixa de abertura , uma das duas escritas por Cohen, que nunca falha. A intimidade dos seus diálogos é a razão da facilidade de adotarmos  “Song Without Words “.
Gravado em  Jerusalém em 2009 -Cohen e  Maestro são israelenses - “Song Without Words”  é um trabalho largamente sereno. A cena pastoral retratada na capa do álbum é transportada para as performances, onde a melodia permanece como central, mesmo quando a dupla se estende.

Entretanto eles estão trabalhando economicamente sem criar dificuldades. Cohen e Maestro nunca mudam a direção através da languidez ou da  suavidade exagerada. A composição de Coltrane, “26-2”, é adequada para harmonia que eles exibem ao longo do trabalho: Cohen e  Maestro fecham-se em uma pegada uníssona no primeiro terço da canção, que demonstra o jeito sutil , porém firme, para a estruturação dos solos antes de dois movimentos para um retorno sem maiores esforços para a marcha do ritmo. “Bye Bye Blackbird” valida o inerente capricho do standard, mas prefere permanecer no território da melancolia, enquanto “Skylark”  de Hoagy Carmichael transita levemente entre meditativas e espaçosas passagens , além de voos mais otimistas.

Dos originais, “Angelo”  de Maestro é especialmente régio, com o pianista encontrando um lugar nas linhas imponentes à la Bach e o blues compartilhando o mesmo ar com felicidade, e “Nature Song”  de Cohen , que encerra o trabalho, atravessa várias disposições sem que estas alterem o sentimento de indulgência.

Faixas
1. Song Without Words 05:29
2. Nehama 08:00
3. Bye Bye Blackbird 04:38
4. Skylark 08:37
5. Angelo 08:05
6. 26-2 04:07
7. Shir Hasade 06:50
8. Nature Song 05:26

Músicos : Yuval Cohen — Saxophone ; Shai Maestro — Piano

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: