playlist Music

sábado, 4 de agosto de 2012

ALI JACKSON /AARON GOLDBERG /OMER AVITAL – YES ! (Sunnyside)

Esta perfeita colaboração do baterista  Ali Jackson, do pianista Aaron Goldberg e do baixista Omer Avital vem de longo tempo. Eles se conheceram e trabalharam juntos por um par de décadas, tendo cruzado os caminhos na escola, associados em bandas, na estrada  e no Smalls de  Manhattan, onde  Avital atuou com bandas por anos.

 Todos os três ecoaram notavelmente no radar do jazz, embora ninguém seja exatamente um nome familiar. Aqui apresentam suas linhas mais progressivas ao lado da exuberante tradição do jazz, generosamente definida. Um programa com nove músicas, onde estão Abdullah Ibrahim (“Maraba Blue”), Thelonious Monk (uma 6/8 “Epistrophy”), Duke e Mercer Ellington (“The Shepherd” e “Way Way Back,” respectivamente, que não deve ser confundida com a composição de Avital do mesmo nome em seu disco “ Free Forever”), e seu companheiro de Israel,Eli Degibri (“Manic Depressive”). Jackson e  Avital contribuem com duas joias cada, todas soando de forma clássica o bastante  para ser confundidas como standards.
A performance é excepcional , que fica duro escolher um destaque . Jackson parece satisfeito mantendo o ritmo em  “Epistrophy” e “The Shepherd” e a introdução para sua composição “Aziel Dance”, uma peça cuja interação e dinâmica incerta traz à mente Ahmad Jamal. Goldberg reluz na liderança, ricamente misturando inteligência, precisão e profundo sentimento. Avital compartilha a melodia da bela balada de Jackson  “El Soul” com Goldberg em vários momentos e a entonação e corte dos seus solos em outras partes, que poderia levar você a pensar no retorno de Charles Mingus – em nenhum lugar mais do que em suas composições  “Homeland” e na faixa título . “Yes!”. Realmente: uma estreia deliciosa de um trio valoroso.

      Faixas
   1. Maraba Blue 5:56
   2. Yes! 9:18
   3. Aziel Dance 4:09  
   4. Epistrophy 9:28
   5. El Soul 7:09
   6. Way Way Back 6:13
   7. Homeland 7:11
   8. The Shepherd 10:31
   9. Manic Depressive 4:38

Para conhecer um pouco deste trabalho confira o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=4PhZRZ0jQhg

Fonte : JazzTimes / Bill Beuttler




Nenhum comentário: