playlist Music

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

JAN GARBAREK/ EGBERTO GISMONTI/CHARLIE HADEN - CARTA DE AMOR (ECM/BORANDÁ)


Formado pelo multi-instrumentista brasileiro, Egberto Gismonti, o baixista americano Charlie Haden e o saxofonista norueguês Jan Garbarek, O Trio Mágico lançou dois discos. Um deles em seu próprio nome , e outro intitulado Folksongs, ambos em 1979 pelo selo ECM, do produtor alemão Manfred Eicher , empenhado em registrar a “música melhor que o silêncio”.
A eloquente voz instrumental do grupo volta a ser ouvida mais de 30 anos depois  (e pode resultar num reagrupamento do trio) com a redescoberta do registro de um concerto na Amerika Haus, de Munique , em 1981. De qualidade técnica límpida, o CD duplo foi intitulado Carta de Amor, como uma mensagem enviada do passado numa garrafa desembarcada na praia. Não há standards, apenas material autoral dos três, proposta capaz de promover o encontro de conceitos, estilos e identidades, acima do evidente virtuosismo.

De seu projeto engajado Liberation Music Orchestra, Haden contribui com La Pasionaria, de tonalidades ibéricas e sons imponentes mais a descontruída All That Is Beautiful, flerte com o jazz free e a atonalidade. Garbarek vasculha o folclore norueguês na lírica Folksong, esbatida por cordas de viola e baixo, e na aguda e farpada Spor.

De Gismonti são os demais seis temas , entre eles duas versões da espacial e ampla faixa título,. Em Cego Aderaldo, de entonação arábe nordestina, ele conduz o trio ao folk brasileiro, embora a léguas do regionalismo. A rendilhada Branquinho acama um discurso melódico do sax, enquanto Don Quixote acolhe pinceladas sonoras expressionistas. Palhaço fornece a apoteose de um disco em que as encruzilhadas estéticas sugerem novos pontos de partida.

Faixas
Disco: 1 
1. Carta de Amor 
2. La Pasionaria 
3. Cego Aderaldo 
4. Folk Song 
5. Don Quixote 
6. Spor 

 Disco: 2 
1. Branquinho 
2. All That Is Beautiful 
3. Palhaço 
4. Two Folk Songs 
5. Carta de Amor, var. 

Fonte: CartaCapital / Tárik de Souza

Nenhum comentário: