playlist Music

domingo, 14 de outubro de 2012

LEE KONITZ / BILL FRISELL / GARY PEACOCK / JOEY BARON – ENFANTS TERRIBLES : LIVE AT BLUE NOTE (2012)


Super grupos são, por sua própria natureza, ou atuações brilhantes dos seus astros ou um catastrófica explosão de egos. Linhas de frente de músicos estelares podem ser pretensiosas,  como um filme com Stallone/Schwarzenegger/Van Damme  não deverá ser bem sucedido. As razões  para o malogro são usualmente a química e a visão, condições essenciais.
O mesmo pode ser dito de grupos de jazz . Ouçam uma antiga unidade de trabalho e sua afinidade é óbvia. Reúna um quarteto por uma noite,  e a evidência da química (ou sua ausência) estará exposta.

Tal harmonia é prontamente reconhecida neste registro ao vivo , ocorrido no clube de jazz novaiorquino  Blue Note em 2011, pelo magnífico quarteto formado pelo alto saxofonista Lee Konitz, pelo guitarrista Bill Frisell, pelo baixista Gary Peacock e pelo baterista  Joey Baron. Atuando sem experiência anterior ou mesmo  com um repertório pronto, cada faixa começa com um diferente instrumentista . Um standard do jazz é o tema para a conversação e a exploração inicia. Acrobacias e busca de atenção no palco são evitadas aqui, em  favor do tranquilo diálogo em vagaroso tempo médio .

Adicione este grupo à pequena lista daqueles que podem tocar em alto nível sem estar em constante excursão.  O trio de Peacock com Keith Jarrett e Jack DeJohnette vem à mente , e a banda do falecido Paul Motian com Frisell e Joe Lovano são exemplos de músicos com harmonia instantânea.

Baron, o baterista escolhido por Konitz para o trabalho, inicia "I Remember You" sugerindo a melodia antes de Frisell exprimi-la , então os outros unem-se para interpretar a familiar canção. A entonação de Konitz, originária de Warne Marsh e Charlie Parker, foi amadurecida e suavizada de forma cumulativa. Aos 84 anos, sua presença assoma de forma ampla aqui , mas há o inconfundível som de Frisell, fidedigno não só aos standards, mas aos seus maneirismos. Baron e  Peacock  apresentam-se mais do que como simples mantenedores dos tempos, com as suas expressividades  A bateria de Baron canta plenamente "Body And Soul" e Peacock providencia uma mini-clínica em "I Can't Get Started."
Konitz e companhia poupam os fogos de artifício, porém apresentam uma obra- prima.

 Faixas: What Is This Thing Called Love?; Body & Soul; Stella By Starlight; I'll Remember April; I Remember You; I Can't Get Started.

 Músicos: Lee Konitz: saxofone alto ; Bill Frisell: guitarra; Gary Peacock: baixo; Joey Baron: bateria.
 Gravadora : Half Note Records

Estilo: Straight-ahead/Mainstream
Fonte : AllAboutJazz /MARK CORROTO

Nenhum comentário: