
O débito de Eliane Elias com o pianista Bill Evans está óbvio na delicadeza refinada do seu toque. A conexão está lá: ela ofereceu um formidável tributo a Evans com seu lançamentom em 2008, pela Blue Note, “Something for You: Eliane Elias Sings and Plays Bill Evans. Marc Johnson foi o baixista de Evans no final dos anos 70. Evans, talvez o mais influente pianista dos últimos cinquenta anos, tinha uma abordagem harmonicamente sofisticada e altamente cerebral. Elias pode tocar a partir de sua cabeça, mas frequentemente seu som parece vir do coração.
Lovano aparece na segunda faixa, "It's Time", outro original de Eliane Elias. Neste ponto, pouco saxofonistas podem se igualar a ele. Sua rica expressividade na entonação, a elasticidade das suas linhas e sua maleabilidade e imaginação livre de clichés em seu toque melodioso, equiparado no mundo do saxofone só pelo altoísta Lee Konitz, injeta um matiz azul dentro do lampejo de fim de noite de Eliane Elias.
Se Elias esta tocando a partir do coração nas primeiras duas canções do disco , a música demonstra substância dançante , em uma bem conduzida "One Thousand and One Nights", uma exibição em trio onde a pianista utiliza sua imensa proficiência técnica e júbilo de criação em sua tessitura, com Baron adicionando algo de pop , enquanto o baixo de Johnson impulsiona a música para frente. A composição de Johnson,"When the Sun Comes Up" serpenteia, através do saxofone de Lovano, dentro de um preguiçoso alvorecer, extraindo forças vivas, tal qual o brilho do dia e Elias adiciona um fluxo suave de notas angulares à vivacidade da seção rítmica de Johnson/Baron.
"B is for Butterfly” de Eliane Elias poderia servir como trilha sonora para o crescimento da sua soberania no início de sua migração – brilhante, mais leve que o ar, inspiração reverente em sua natural beleza.
“Swept Away” é um lançamento mágico, eclipsando mesmo o
magnífico “Shades of Jade (ECM Records, 2005)”, que utilizou o mesmo grupo (junto
com o guitarrista John Scofield). A motivação de todas as coisa: o jazz zen de Lovano;
o feitiço romântico de Elias e a perspicácia de Johnson e Baron e sua espirituosa interação, que
dá liga a tudo para uma daquelas raras gravações, próxima da perfeição, feita
por um grupo de artistas veteranos tocando (e compondo) em seu auge.
Gravadora: ECM Records
Estilo: Jazz Moderno
Faixas:
Swept Away; It's Time; One Thousand and One Nights; When the Sun Comes Up; B is
for Butterfly; Midnight Blue; Moments; Sirens of Titan; Foujita; Inside Her Old
Music Box; Shenandoah.
Músicos: Eliane Elias: piano; Marc
Johnson: baixo; Joey Baron: bateria; Joe Lovano: saxofone tenor.
Fonte : All
About Jazz / DAN MCCLENAGHAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário