playlist Music

domingo, 11 de novembro de 2012

HARRY ALLEN / SCOTT HAMILTON – ROUND MIDNIGHT (2012)


Johannes Brahms foi chamado "o zelador da chama" por Beethoven. O saxofonista tenor  Harry Allen e Scott Hamilton são os mesmos zeladores da tradição dos tenores que existe desde a era do suingue até o hard bop. A dupla patrocina um som e método estabelecido por  Coleman Hawkins, Ben Webster e Lester Young: uma ampla e densa entonação, ambas seguras e irresolutas. Allen e Hamilton iluminam uma história estilística que encerrou em 1956 quando Sonny Rollins e John Coltrane gravaram "Tenor Madness" . Esta música é romântica, baladesca e executada de forma vivaz e suingante.
“Round Midnight” é uma gravação previsível, que é exatamente perfeita porque alguém sabe apenas o que esperar desses dois e de suas muitas gravações pela Nagel-Heyer, Arbors Records, Concord e vários outros selos. É um conjunto de nove standards, todos tendo grande empatia entre si e uma seção rítmica brilhante que os amacia antes dos dois saxofonistas entrarem em ação. O pianista Rossano Sportiello merece atenção à parte pela determinada e segura condução da música. O baixista Joel Forbes e o Chuck Riggs são sólidos ao longo do trabalho. Cada um tem espaço para solos, e o usam muito bem.

Não importa a idade da composição , se de 1912 como "My Melancholy Baby", ou de 1958 como "Great Scott", Allen e Hamilton as interpreta com um toque pessoal e habilidade profissional. A sinergia compartilhada entre os saxofonistas é impressiva. De pronto percebe-se que são músicos similares , com muitos sons diferenciados mesmo dentro dos limites do material que têm em mãos. A entonação de Allen é encorpada e segura, enquanto a de  Hamilton é um pouco mais sussurrante , em algum lugar entre Zoot Sims e Dexter Gordon. “Round Midnight “ não é outro “Tenor Madness (Prestige, 1956)”. É a elegância do tenor.
Faixas: My Melancholy Baby; Great Scott; How Am I To Know; The Opener; Baubles, Bangles and Beads; Hey Lock; Lover; Flight Of The Foo Birds; 'Round Midnight.

 Músicos: Harry Allen: saxofone tenor ; Scott Hamilton: saxofone tenor; Rossano Sportiello: piano; Joel Forbes: baixo; Chuck Riggs: bateria.
 Gravadora :Challenge Records

Estilo: Straight-ahead/Mainstream
Fonte : AllAboutJazz / C. MICHAEL BAILEY

Nenhum comentário: