playlist Music

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TOM HARRELL – NUMBER FIVE (HighNote Records)


Ao longo de cinco álbuns em cinco anos, o trompetista Tom Harrell tem mantido o mesmo quinteto suingante. “Number Five” exibe o formidável grupo,forjando a firme química nas sete composições de Harrell e quatro composições alheias , muito bem escolhidas. O trabalho inicia com uma heterodoxa,  mas excitante apresentação de Harrell e do jovem baterista  Johnathan Blake em um inflamado e livre dueto em “Blue ’n Boogie” de Dizzy Gillespie. O pianista Danny Grissett, o saxofonista tenor Wayne Escoffery e o baixista Ugonna Okegwo unem-se a eles na terna balada de Harrell,“Right as Rain” , ressaltando o fantástico lirismo do trompetista.
O suingue dinâmico da faixa título exibe Harrell dançando no topo de uma pegada em alta velocidade com gosto, então o saxofonista tenor Escoffery segue –o em um agitado solo. Todos dão aos solos um sabor de audácia , incluindo Blake, que contina estonteante com seu vigor, desembaraço e  escolhas intuitivas.  “Journey to the Stars”  de Harrell é um exemplo de delicada introspecção — apenas soprando o flugelhorn sobre meditativos ostinatos do piano —enquanto a ilimitada “GT” contém alguns dos seus mais arrojadas e livres exibições na gravação, esporeada pelas pulsões polirrítmicas de Blake e os acordes provocativos de Grissett.

A graciosa balada de Harrell, “Present”,com Grissett no Fender Rhodes e Blake nas escovinhas , arrancando as mais profundas emoções. Sua delicada e minuciosa “The Question”, uma peça esparsamente elaborada para peça de trio composto pelo flugelhorn, sax tenor e Rhodes, está entre os mais admiráveis números da sua extensa obra, enquanto “Melody in B-Flat” e uma natural travessura hard-bop , que encontra Escoffery lamuriando com abandono no tenor e o trompete escalando os registros altos em seu suingante e agressivo solo. Este soberbo lançamento, o mais audaz e eclético dos cinco feitos para a HighNote, inclui arrojadas interpretações desacompanhadas de flugelhorn  do popular standard “Star Eyes” e “A Blue Time”  de Tadd Dameron,  as primeiras para o respeitado veterano.

Faixas
1. Blue 'n' Boogie 
2. Right as Rain 
3. No. 5 
4. Journey to the Stars 
5. GT 
6. Present 
7. Star Eyes 
8. Preludium (Based on a Theme by Vincent Persichetti) 
9. The Question 
10. Melody in B-flat 
11. A Blue Time 

 Fonte : JazzTimes / Bill Milkowski

Nenhum comentário: