playlist Music

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DMITRI BAEVSKY – THE COMPOSERS (Sharp Nine)


O saxofonista alto Dmitry Baevsky habilmente intitulou  seu novo álbum, que é um delicioso tributo a nove grandes compositores.  O emigrante russo ataca canções escritas por um desigual conjunto de familiares gigantes (Herbie Hancock, Wayne Shorter, Horace Silver, Ornette Coleman, Duke Ellington) e heróis menos votados (Cedar Walton, Duke Pearson, Tadd Dameron, Gigi Gryce), com uma ênfase completa na exploração contemplativa das obras primas.
Acompanhando  Baevsky nas nove faixas uma qualificada seção rítmica formada pelo pianista David Hazeltine, pelo baixista John Webber e pelo baterista Jason Brown. Hazeltine tocou com  Baevsky pela primeira vez nesta gravação, mas o quarteto transparece uma familiaridade fácil, que sugere uma atuação conjunta de longo tempo. O guitarrista Peter Bernstein une-se à festa em três faixas, e Baevsky comentou nas notas do álbum a sua predileção por ter o alto e a guitarra tocando a melodia em conjunto, como ele e Bernstein fazem em “Gaslight,” Silver’s “To Whom It May Concern” de Pearson e em “Three Wishes”  de Hancock.
 
Hazeltine brilha em todo o disco e efetua seu primeiro solo na faixa de abertura do álbum, a  animada e com acento latino “Ojos de Rojo” de Walton. Há solos de Brown em “Three Wishes” , de Webber em “Tears Inside” de Coleman, mas eles estão aqui para enriquecer o tempo suingante. A maestria de Baevsky no sax alto está em completa exibição. Ele desafia a colaborativa balada de Ellington com Coleman Hawkins, “Self Portrait (of the Bean)”,  e a faz o ponto alto do disco. Suas explorações da composição de Shorter (“Mister Chairman”) e de Coleman são impulsionadas com ardor similar.

Ele está voando em “Smoke Signal” de Gryce, mas também envolve com seu jeito através da complexidade blueseira de “Swift as the Wind”  de Dameron com tranquilidade. Baevsky não compôs nada para este álbum, mas está honrando nove reverenciados predecessores, pelos quais demonstra estudo profundo, refinado gosto e prodigioso talento.

       Faixas

   1. Ojos De Rojo 6:30
   2. Gaslight 6:12
   3. Mister Chairman 5:52
   4. To Whom It May Concern 5:29
   5. Self Portrait (Of The Bean) 7:37
   6. Swift As The Wind 6:15
   7. Smoke Signal 4:17
   8. Three Wishes 6:02
   9. Tears Inside 4:49

Fonte : JazzTimes /Bill Beuttler

Nenhum comentário: