playlist Music

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ENRICO PIERANUNZI – PERMUTATION (CAM Jazz)


Muitos músicos de jazz se reinventam continuamente e criam provocações para os seus fãs. Pense em Miles Davis. A cada tempo ele criava um novo estilo e construía uma nova base de fãs. E cada vez que ele mudava, eles se sentiam abandonados.
Enrico Pieranunzi tem um novo trio com o baixista de classe mundial , Scott Colley, e o mais talentoso baterista de jazz de sua geração , Antonio Sánchez. O novo álbum fundamentado nesta banda , “Permutation”, é instantaneamente um dos mais convincentes realizados por trio de piano no jazz. Porém aqueles que amavam o trio anterior de Pieranunzi lamentam o seu fim.

Na primeira década do novo milênio, Pieranunzi, o baixista Marc Johnson e o baterista Joey Baron fizeram uma série de álbuns mágicos para a CAM Jazz. Eles foram talentosos na escolha e reinterpretação de um notável repertório, especialmente baladas. A agressividade criativa de  Colley e Sánchez empurra Pieranunzi para diferentes direções. Seu novo trio é muito menos dócil e suave que o seu predecessor, e interpreta, exclusivamente,  as composições de Pieranunzi. Algumas começam de forma simples, mas rapidamente passam a ser complexas com temas que se cruzam (“The Point at Issue”) e temas que giram e retornam como ondas que se chocam (“Critical Path”). A faixa título inicia com o baixo improvisando, uma série melódica no piano e vastos detalhes significativos da percussiva energia de Sánchez. Então aceleram como em transformação. Estes três músicos têm reflexos rápidos. Eles inspiram e incitam cada um entre si.

Há dois arrebatamentos, as intensas baladas “Distance From Departure” e “Within the House of Night" .Elas estão profundamente em sintonia com o domínio do antepassado espiritual de Pieranunzi, Bill Evans. Como Evans, Pieranunzi revela previamente a secreta emoção humana em sombrias harmonias e no desenlace de longas linhas que fazem, subitamente,  voltar para penetrante lirismo. Porém seu novo trio, na maioria das vezes, escolhe o vituosismo e a potência de fogo sobre a poesia. Nenhuma dúvida que nós não erraremos o alvo, quando Pieranunzi mudar.

   Faixas

 1. Strangest Consequences 5:33 
 2. Critical Path 5:40
 3. Permutation 6:37
 4. Distance From Departure 6:46
 5. Horizontes Finales 5:16
 6. Every Smile Of Yours 4:56
 7. Within The House Of Night 5:04
 8. The Point At Issue 5:54
 9. A Different Breath 4:44

 Fonte: JazzTimes /Thomas Conrad

Nenhum comentário: