playlist Music

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

JOSH NELSON – DISCOVERIES


O pianista Josh Nelson parece o tipo que, como um rapaz, que fixa atentamente as estrelas , imaginando que espécie de vida existe lá. Seu quinto álbum, com suas evocações de antigas ficções científicas e fantasia, séries de tv com uma espécie de admiração e curiosidade. É um disco maleável estendendo as pirotecnias do solo em “Tesla Coil” , o romantismo de “Wells, Verne and the Magic Lantern” e a reflexão e seriedade da faixa título. A expressão original  de Nelson  e o seu uso cromático é impressionante. Seu toque é, também, versatil,  da improvável rapidez percussiva de “Tesla” , trilha para a circunspecção de “Dirigibles”, uma doce e solene exibição , como outras aqui registradas, invoca a glória dos dias de cinema em branco e preto. O trabalho de Nelson é vívido e visual, não sendo surpreendente que ele componha trilhas sonoras. Mesmo que sua música seja marcada por uma particular honestidade e sinceridade , é também sofisticada e madura.
 Seus companheiros , incluindo o trombonista Alan Ferber e a vocalista Vanessa Robaire, são simpáticos e perseverantes como o líder da banda , que compôs todas as faixas, exceto  “Weena (tema de amor de The Time Machine)” , escrita por Russell Garcia, um costumeiro fragmento com toque de coral (o clarinete baixo de Brian Walsh empresta uma sonoridade expressiva). Outras pessoas fora do comum são o baixista Dave Robaire, dando a “Griffith Park Promenade” apenas a justa medida da condução, e o trompetista Dontae Winslow, que retorna na faixa título—uma memorável performance de ritmo radiante e uma melodia  crescentemente sombria — para uma triunfante experiência.

Iniciada com rubato, “Atma-Krandana”, uma exibição errante animada pela guitarra luminosa de Larry Koonse,  a bateria indispensável de Dan Schnelle, o teclado colorido de Nelson e o trompete picante de Winslow, “Discoveries”  funciona sem defasagem. É  um álbum que está à altura do nome, revelando mais complexidade e prazer a cada momento.
Faixas: Atma-Krandana; Sinking Ship; Dirigibles; Tesla Coil; Discoveries; Memorial; Jogging Day; Wells, Verne, And The Magic Lantern; Weena (Love Theme From "The Time Machine"); Griffith Park Promenade; Ode To Zoetrope.

Músicos: Josh Nelson: piano, teclados; Larry Koonse: guitarras; Dave Robaire: baixo elétrico, baixo acústico; Dan Schnelle: bateria, percussão; Dontae Winslow: trompete, flugelhorn; Alan Ferber: trombone; Brian Walsh: clarinete baixo; Vanessa Robaire: vocal.
Gravadora: Steel Bird Music

Estilo; Jazz Moderno
Fonte : JazzTimes / Carlo Wolff

Nenhum comentário: