playlist Music

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TIA FULLER – ANGELIC WARRIOR

Para a saxofonista Tia Fuller, ser um Angelic Warrior (algo como guerreira inocente) não é uma piada. Fuller atravessa o portão e não faz nenhum prisioneiro em seu terceiro e melhor álbum para a Mack Avenue. A chamada para a guerra inicia com “Royston Rumble” , um maravilhoso hard-bop . Fuller apresenta seu rápido e explosivo saxofone , por certo , mas também Shamie e Rudy Royston atuam bem , razão pela qual a música é chamada Shamie, uma excelente pianista, que é sua irmã . E Rudy, um baterista singularmente moderado, é seu cunhado . É um poderoso acontecimento em família, e Fuller proporciona a interação entre os dois nesta canção em “um belo duelo”. Junto com Mimi Jones no baixo e Shirazette Tinnin na percussão, esta é uma seção rítmica que atua tão solidamente como você não ouvirá no jazz , criando uma fundação sólida para Fuller e seus convidados deslizar encima. Um dos fora do comum é John Patitucci, que toca baixos elétrico, acústico e piccolo. Ele em seis faixas providencia uma interessante reviravolta nos eventos, faz muito pouco a parte rítmica. Em vez disto, Patitucci basicamente toma o lugar de um trompetista no grupo. Ele serve como um contraponto e impulsionador melódico para o saxofone de Fuller. E quando passa para o baixo piccolo, é como se houvesse um guitarrista na banda . É um ótimo experimento que funciona porque Patitucci é um daqueles raros artistas que está mudando a forma como seu instrumento é visto. A baterista Terri Lyne Carrington é outro artista convidado que se ajusta àquela descrição. Ela atua em três faixas: a magnífica faixa título, “So In Love With All Of You” (uma mistura de Cole Porter ) e uma moderna atualização de “Cherokee”. O convidado final no álbum é a vocalista Dianne Reeves, que apresenta um nova versão na antiga joia “Body And Soul”. Ela é uma grande adição ao programa, porque , hoje, no jazz, não há ninguém que esteja atuando com tamanha segurança ,autoridade e beleza. A performance da cantora e o resto das contribuições artísticas da linha de frente são uma real homenagem a Fuller, cuja dedicação ao seu ofício foi recompensado. Tia Fuller e suas tropas estão prontas para a batalha , assim esteja atento. Se você ouvir “Angelic Warrior”, breve fará parte do seu exército.

Faixas: Royston Rumble; Ralphie's Groove; Angelic Warrior; Lil Les; Body And Soul; Descend To Barbados; Ode To Be [Interlude]; So In Love WithAll Of You; Tailor Made; Core Of Me; Simpli-City; Cherokee; Ode To Be [Outro].

Músicos: Tia Fuller: saxofones alto e soprano, flauta; Shamie Royston: piano, Fender Rhodes; Mimi Jones: baixo acústico; Rudy Royston: baterista; Shirazette Tinnin: percussão (2, 6, 9); Terri Lynne Carrington: bateria (3, 8, 12); John Patitucci: baixo elétrico e baixo piccolo (1, 2, 4, 6, 9), baixo acústico (8); Dianne Reeves: vocal (5).

Gravadora : Mack Avenue Reco
rds

Estilo: Straight-ahead/Mainstream

Fonte : DownBeat / FRANK ALKYER

Nenhum comentário: