playlist Music

sábado, 9 de março de 2013

AKI TAKASE – NEW BLUES (Enja Records)


Poucos pianistas contemporâneos adotam o stride, suíngue e jazz tradicional com o reluzir criativo de Aki Takase, que ,infalivelmente, encontra uma universal atuação entre o impetuoso tradicionalismo e o caminhar solto do modernismo. Reunindo um grupo de velhos  companheiros em “New Blues” —o clarinetista baixo  Rudi Mahall, o trombonista Nils Wogram, o baterista Paul Lovens e o guitarrista/banjoísta/vocalista Eugene Chadbourne—ela continua com o mesmo estado de espírito dos seus lançamentos de 2001, “St. Louis Blues”, que focou em W.C. Handy, e de 2006, “Plays Fats Waller”.
 “New Blues”  se distingue pelo peso de tristes emoções que se sucedem, não só em lamentos como na maravilhosa composição de Takase, “So Long Knut”, mas também em sua  pesarosa introdução para “Wild Cat Blues”  de Waller e sua sombria, como uma sinfonia , similar à que conduziu  “Memphis Blues” de Handy. Na grande tradição de New Orleans, ela dá ouvidos ao pesar e o desfruta como parte do mesmo processo de afirmação de vida.

O álbum oferece um astucioso retrabalho de “Jitterbug Waltz” de Waller, que com Chadbourne no banjo, irradia um apaziguador senso de quietude. O que não pode ser dito do seu vocal comum em “The Joint Is Jumping” de Waller e em “Dr. Jazz” de King Oliver. A suite em três partes de Akase,  “Home Sweet Home”,  incorpora livre associação de sons inarticulados, efeitos de piano de brinquedo e um poema de e.e. cummings,  “May My Heart Always Be Open”. Uma leitura inspiradora de “Dead Man’s Blues” de Morton apresenta o marido de  Takase,  Alex von Schlippenbach, no trompete. Apesar de gravado em estúdio, “New Blues” tem uma amabilidade rude de um sentimento ao vivo, o melhor para capturar o  consentimento  seco e para capturar a sensualidade e o refinamento das canções.
    Faixas
 1 New Blues   
 2 Joint Is Jumpin'   
 3 Recyclable Energy   
 4 Dr. Jazz   
 5 So Long Knut   
 6 Jitterbug Waltz   
 7 Wild Cat Blues   
 8 Honeysuckle Rose   
 9 Home Sweet Home: Alpha   
 10 Home Sweet Home: Seven Eleven   
 11 Home Sweet Home: Late Spring   
 12 Mr. Jelly Lord   
 13 Memphis Blues
 14 Take the U Train   
 15 Dead Man Blues

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo: 
 
 
Fonte: JazzTimes / Lloyd Sachs

Nenhum comentário: