playlist Music

quinta-feira, 28 de março de 2013

JOHN COLLIANI QUINTET – ON TARGET (Patuxent Records)


Louis Armstrong disse que o tempo mais rápido , o mais que ele poderia relaxar , um máximo que certamente se aplica à sua carta de amor à era do suíngue. O antigo pianista do  Les Paul Trio, John Colianni ostenta um senso de  dignidade que só vem com um sincero virtuosismo técnico.  Com 14 faixas vigorosas, todas standards ou originais que soam como standards, interpretado  pelo quinteto com duas guitarras , o álbum  do novo  grupo  é curto, durando 42 minutos. Todas as faixas, exceto uma  (dura 4:06), estão abaixo de quatro minutos , e metade estão abaixo de três.
 Colianni está acostumado a utilizar peças curtas e suaves – ele afiou as garras com Lionel Hampton, Mel Tormé e Paul—mas ele compensa tocando em tempo duplo. Larry Coryell deu-lhe o apelido de “Johnny Chops” e com boa razão: Tentar copiar Colianni seria inútil para qualquer instrumentista. Melhor segui-lo no passeio.

Woody Herman comparece na abertura  “Apple Honey”; “Whacha Know, Joe?” com seu grupo vocal e a incendiária  “Northwest Passage” , que apresenta Colianni intercambiando com o guitarrista Justin Lees sobre a guitarra ritmo de Joe Friedman. Count Basie aparece renovado em “Gone With ‘What’ Wind?” e travesso na faixa de encerramento  “Jumpin’ at the Woodside”. Porém o destaque aqui é o trabalho solo de Colianni, especialmente em  “A Nightingale Sang in Berkeley Square”, que soa como  uma encrespada reencarnação de  Art Tatum.
Faixas

1. Apple Honey 2:38
2. Ill Wind 2:23
3. Northwest Passage 2:14
4. Quintet Symphonette  4:06
5. Whacha Know, Joe? 3:43
6. One For Jimmy Hicks 3:56
7. This Side Up 2:33
8. 52nd St. Theme 2:55
9. Boulevard of Broken Dreams 2:24
10. Strictly Instrumental 3:29
11. Gone with "What" Wind? 3:03
12. Casa Loma Stomp 1:54
13. A Nightingale Sang in Berkeley Square3:20
14. Jumpin' At the Woodside 3:12

Fonte: JazzTimes / Aidan Levy

Nenhum comentário: