playlist Music

sábado, 30 de março de 2013

MASABUMI KIKUCHI TRIO – SUNRISE (ECM Records)


Quando você primeiro ouve o baterista no canal direito, sussurrante, caindo então no inspirador silêncio, você reconhece Paul Motian e aflige-lhe o sentimento de ausência.” Sunrise”, do pianista Masabumi Kikuchi com Thomas Morgan no baixo, foi uma das últimas gravações de Motian antes de sua morte em Novembro de 2011.
 Nas notas para a imprensa , Kikuchi afirma “Ultimamente quando eu sento no piano e não preparei o que tocarei, nem pensei sobre como tocarei , eu creio que encontrei.... alguma coisa nova …..”. As dez faixas deste trabalho são um grupo de improvisações. Há três chamadas baladas (a abertura “Ballad 1”, “Ballad 2” no meio e a conclusiva “Last Ballad”), quase imutável em poços de conceitos ou estado de espírito ao redor , que flui com as outras faixas. A maior parte de “Sunrise” é enlevado e  retraído e extraordinariamente tranquilo. Algum material como “Short Stuff” e “So What Variations”é mais animado. Porém as peças mais severas correm em linhas sinuosas pelo silêncio, como as baladas poderosas e subitamente cravam. As transições nesta música são inexplicáveis.

Motian e Morgan são colaboradores ideiais para Kikuchi. Eles circundam seu movimentos fragmentários no piano com intuição, vibrante inteligência e brilho lisonjeiro. Porém a busca de Kikuchi por “alguma coisa nova” raramente traz alguma coisa esteticamente significante ou emocionalmente atrativo. Suas constelações frias de notas e disposição aleatória não são nem  belas em si mesma nem reveladoras em suas justaposições. A música não é feia. É apenas modesta. A fé de Kikuchi no momento é claramente sincera . Porém  os irregulares contornos da faixa título não sugere o alvorecer. As descobertas de Kikuchi parecem incapazes de serem compartilhadas. “End of Day” com suas correrias, poderia ser em qualquer topo, em qualquer lugar.
Um qualificador para o precoce manifesto, diria que a música não é feia. O gargarejar intermitente de Kikuchi,  as vocalizações grasnidas não são atrativas, mas , por sorte, fora do microfone.

Faixas: Ballad I; New Day; Short Stuff; So What Variations; Ballad II; Sunrise; Sticks and Cymbals; End of Day; Uptempo; Last Ballad.
Fonte : JazzTimes / Thomas Conrad

Nenhum comentário: