playlist Music

domingo, 24 de março de 2013

MAUCHA ADNET & HÉLIO ALVES - MILAGRE (2013)


Muitas pessoas pensam que Maucha Adnet é a mais expressiva vocalista brasileira atuando hoje.  Certamente sua voz é cálida, estruturada e sexy, e sua apresentação é apaixonada , elegante e instruída por uma sagaz inteligência musical (colegas vocalistas também apreciam sua notável dicção e  sonoridade, impressionante controle de respiração e a maestria  no uso do triângulo). O grande Antônio Carlos Jobim conhecia tudo isto, escolhendo-a para atuar e gravar na última década de sua vida.
Adnet e o fino pianista Hélio Alves trabalharam juntos pela primeira vez em 1993, e seu elegante e responsivo toque é o perfeito complemento para ela. De fato, parte do "Milagre" do título do álbum deve ser o tempo que estes artistas encontraram para gravar juntos, já que são bem demandados. A última gravação de Adnet como líder foi em “The Jobim Songbook (Kind of Blue Records, 2006)”.

Jobim está representado pela bela "Caminhos Cruzados", a cinemática e raramente gravada "Gabriela", pela comovente "Retrato em Branco e Preto" e pela popular "Waters of March" com sua “psicodélica” letra em inglês (Eu gostaria de ter o crédito para perfeita descrição da palavra mistura de Jobim, mas ela veio do empresário e redator das linhas do disco Todd Barkan).

A sessão fornece uma rica amostragem de outros celebrados compositores brasileiros,  incluindo Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Toninho Horta,  Dori e Dorival Caymmi e o travesso  Hermeto Pascoal. Maucha afaga a adorável "Desafinada", composta pelo seu irmão Mario Adnet (não há nenhum erro no título) e o duo reinventa o clássico de Carmen Miranda, "Tico-Tico No Fubá".
Apesar de ser uma joia antiga brasileira , até agora eu nunca tinha escutado uma versão vocal da deslumbrante e dolorida "Canto Triste". Também nova para mim é "April Child", uma intrigante canção de Moacir Santos com letra dos lendários Jay Livingston e Ray Evans ("Mona Lisa", "Never Let Me Go"). “Milagre” é gravado com tamanha clareza íntima, que parece que a  performance está acontecendo ao vivo e à frente do ouvinte. Maravilhoso!

Faixas: O Cantador; Eu Vim Da Bahia; Waters Of March; Gabriela; Retrato Em Branco E Preto; Coração Vagabundo; Caminhos Cruzados; Vale Do Ribeira; Desafinada; Amor Infinito/Bons Amigos; Milagre; Tico-Tico No Fubá; Canto Triste; April Child.
 Músicos: Maucha Adnet: vocal, percussão (8, 12, 14); Helio Alves: piano.

Gravadora: Zoho Music
Fonte; AllAboutJazz /DR. JUDITH SCHLESINGER

 

Nenhum comentário: