playlist Music

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ANDERS JORMIN – AD LUCEM (ECM Records)


Com o completo som de câmara, “Ad Lucem” de Anders Jormin poderá ser um vencedor na categoria jazz latino, não aquele tocado por Eddie Palmieri, mas uma espécie consideravelmente incomum, apresentando letras na linguagem de César. As palavras, a maioria das quais o veterano sueco escreveu, surgem brilhantes de dentro do seu misteriosamente luminoso baixo e ascendem através dos delicados vocais de Mariam Wallentin e Erika Angell. Por tudo isto é um apelo etéreo, entretanto, “Ad Lucem” origina um poder terreno do brilhante instrumentista Fredrik Ljungkvist.
O admirável saxofone tenor de Ljungkvist e seu brilhante clarinete coloca estas canções em órbita celeste ( uma sequência para “In Winds, In Light”, disco de  Jormin de 2004, uma coleção de adaptações de poesia), e é seu centro emocional. Melhor conhecido pelo seu trabalho com o supergrupo escandinavo Atomic and Ken Vandermark, ele traz para a música uma vizinhança ao free-jazz na escolha das marcas.

Wallentin e Angell, que têm sérias credenciais pop, às vezes soam como se estivessem em uma banda de Leonard Cohen com seus vocais suaves e alegres. Seus scats podem sugerir  Flora Purim como no original Return to Forever. Com seu profundo som arredondado, Jormin traz a qualidade do canto para suas canções especialmente com seu solo no arco em “Lux”. O álbum, que apresenta o baterista Jon Fält, companheiro rítmico textural de Jormin no Bobo Stenson Trio, é, em sua própria maneira moderada, o início da aventura.

     Faixas
   1. Hic Et Nunc 6:54
   2. Quibus 6:05
   3. Clamor 5:39
   4. Vigor 2:49
   5. Inter Semper Et Numquam 3:58
   6. Lignum 0:33
   7. Matutinum 4:19
   8. Vox Animæ 5:04
   9. Vesper Est 4:08
 10. Lux 6:22
 11. Cæruleus 5:10
 12. Matutinum - Clausula 1:01

 Fonte : JazzTimes /Lloyd Sachs

Nenhum comentário: