playlist Music

sexta-feira, 26 de abril de 2013

JOHN ABERCROMBIE QUARTET – WITHIN A SONG


O guitarrista John Abercrombie, o saxofonista Joe Lovano, o baixista Drew Gress e o baterista  Joey Baron produzem um magnetizante furor neste tributo ao (predominantemente ) jazz dos anos 60 que modelou o gosto musical de Abercrombie. Produzido por Manfred Eicher no espírito cristalino típico da ECM, “Within a Song”  apresenta artifícios , colocando embalagens que eram flexíveis para produzi-los.
 Abercrombie (e sua empatia)  inicia com um pegada insinuante em “Where Are You” do disco “The Bridge”  de Sonny Rollins. O solo suave de Lovano mantém a música no mesmo nível abrasador. O passo acelera com “Easy Reader”, uma homenagem tortuosa de Abercrombie  ao filme Easy Rider. Então vem a parte mais importante do álbum, “Within a Song/Without a Song”. Abercrombie esboça uma interpretação mais recente de Jim Hall, Lovano luminosamente sintoniza Rollins, Gress revive as linhas incisivas de Bob Cranshaw  e Baron utiliza forte seus pratos. O nível de excitamento cresce consideravelmente nesta mistura/transformação. O solo de Gress é explosivo, os ornamentos da bateria de Baron são dramáticos e o toque de Lovano sobre as linhas lamuriantes de Abercrombie providenciam uma afiada ponte para o original.

Próximo passo para conversão: “Flamenco Sketches” de ‘Kind of Blue”. Esta é lacrimosa, salpicada, mais esboço (sketch) que flamenco. Então vem “Nick of Time” um original, que dá a Abercrombie espaço para se espalhar. Suas melodias são tortuosas , suas entonações mais enredadas e paralelas do que demonstrações alternativas com variações. Curiosamente, uma das mais acessíveis faixas do álbum é um tratamento relativamente tumultuoso de “Blues Connotation”. Neste restrito ,mas radical contexto,  a composição de Ornette Coleman soa convencional.

Enquanto a entonação de Lovano é pungente na música de Coleman, é ampla e  suave em “Wise One”, uma deslumbrante balada de Coltrane. Entonação angulosa, frases extensas, a seção rítmica cavernosa. Aquela madura faixa indomável  conduz para uma interpretação cheia de filigranas de “Interplay” de Bill Evans e Jim Hall e o álbum finaliza com “Sometime Ago”, uma canção alegre associada ao quarteto de Art Farmer-Jim Hall . Bom conceito, impecável execução.

   Faixas
   1. Where Are You 5:49
   2. Easy Reader 6:34
   3. Within A Song - Without A Song 7:55
   4. Flamenco Sketches 6:33
   5. Nick Of Time 5:55
   6. Blues Connotation 6:10
   7. Wise One 9:10
   8. Interplay 6:24
   9. Sometime Ago 6:25

Fonte : JazzTimes /Carlo Wolff

 

Nenhum comentário: