playlist Music

domingo, 14 de abril de 2013

PHIL WOODS – RIGHT TO SWING (2013)


O grande saxofonista alto, Phil Woods, e o trompetista e educador Dr. Bob Lark têm uma longa história de gravações em conjunto, produzindo notáveis lançamentos como “ Live at the Jazz Showcase (Jazzed Media, 2009)” e “In Her Eyes (Jazzed Media, 2006)” com o The Bob Lark / Phil Woods Quintet. A associação do saxofonista com Lark e as bandas da DePaul University resultaram em três discos anteriores com a DePaul University Jazz Ensemble. “Right To Swing” é o quarto álbum juntos, combinando performances da University Jazz Ensemble, sob a direção de Lark, bem como apresentando a Phil Woods Ensemble at DePaul University, essencialmente uma orquestra estudantil de jazz de câmara, criada anos atrás por Lark para homenagear Woods.
O ponto central do álbum é uma reprise revisada da suite em cinco partes  de Woods, de 1960, Right Of Swing (Candid, 1960), gravado com um estelar octeto. A recente interpretação o clássico em cinco movimentos – todos executados pela banda de Woods — inicia a música com a animada parte um com "Prelude", apresentando um intenso solo de Woods e acompanhamento do vibrafonista Dave Bugher, do trombonista Andy Baker e do pianista Pete Benson. A parte dois é a primeira mostra vigorosa do disco com Woods e com o trompetista Dave Kaiser oferecendo lentos e suaves solos na bela e delicada "Ballad". "African Violets" , o único jazz-valsa do trabalho, representa o terceiro movimento e um dos quais  Woods adiciona novo material distinto da versão original.

A pegada em tempo médio de "Scherzo" e "Finale" (originalmente "Presto") representa os movimentos remanescentes e documentam a suingante capacidade improvisacional de Woods, apresentando alguns dos seus melhores solos. The DePaul University Jazz Ensemble, denominada como "Little Big Band" que seria capaz , muito adequadamente, de afirmar a música das cinco peças remanescentes com a assistência do mestre. Arranjada pelo estudante Carl Kennedy, "Weak End" , inicia o segmento da big band em alta octanagem , seguida por mais contenção , não obstante a poderosamente passional  "Hank Jones", um tributo ao lendário pianista.
Arranjado pelo trompetista Paul Dietrich, "Pairing Off" deve ser a mais fogosa do disco, exibindo uma pronunciada performance pelo trompetista, uma sobretensão da banda e claro um solo de Woods até o final. Um claro destaque do disco tem  um movimento com toque de  bossa nova, sendo que Cormac McCarthy arranjou “Casanova", apresentando alguns dos mais apaixonados solos dos saxofonistas da gravação. O suíngue vem para o completo circuito na dinâmica "Blues For Lopes" onde é a banda mais do que qualquer instrumentista individual  que deixa sua marca, na forma como sete músicos  são retratados nos solos individuais.

Adicionando  à sua incrível retomada da música, Phil Woods não exibe nenhum sinal de redução da velocidade, forjando outra forte e impressionante mensagem com esta gravação. O saxofonista Woods e seu Phil Woods Ensemble at DePaul University junto com a The DePaul University Jazz Ensemble , produzem uma explosiva sessão de suíngue de big band com reinterpretações maravilhosas e delicadas e doces baladas, declarando em "Right To Swing" uma inalterável decisão que veio para ficar.
Faixas: Prelude; Ballad; African Violets; Scherzo; Finale; Weak End; Hank Jones; Pairing Off; Casanova; Blues For Lopes.

 Músicos: Phil Woods: saxofone alto; Mark Heibert: saxofone alto, saxofone barítono, saxofone soprano , clarinete; Brent Griffin: saxofone alto, saxofone soprano, flauta; Sean Packard: saxofone tenor, clarinete; Michael Plankey: saxofone tenor, clarinete; Adam Turman: saxofone barítono , clarinete baixo; Andy Baker: trombone líder; Kody Glazer: trombone; Alex Wasily: trombone; Bryan Tipps: trombone; Chuck Parrish: trompete líder, flugelhorn; Tom Klein: trompete, flugelhorn; David Kaiser: trompete, flugelhorn; Paul Dietrich: trompete, flugelhorn; David Bugher: vibrafone; Pete Benson: piano; Kevin Brown guitarra; Keith Brooks: bateria; Matt Ulery: baixo; Juan Pastor: percussão.
 Gravadora: Jazzed Media

Estilo: Straight-ahead/Mainstream
Fonte : AllAboutJazz /EDWARD BLANCO

Nenhum comentário: