playlist Music

sexta-feira, 24 de maio de 2013

RALPH BOWEN – TOTAL ECLIPSE (Posi-Tone)


Ralph Bowen toca um estilo puro de saxofone tenor pós-moderno. Ele possui imensa proficiência técnica e consistentemente  expõe seus atributos. Tome “Into the City”. É veloz,  entalhada, assimetricamente formada , como se fosse uma convocação às armas. Bowen evolui de um poucos tons adjacentes repetidos para longas linhas convolutas, que soam como ataques violentos até você perceber que são trabalhos de sutis variações (se em sua configuração o tenor pode ser sutil).

Fato é que ele faz bons discos. Seus três mais recentes, ” Power Play” , “Due Reverence” e  “Dedicated” , todos pela Posi-Tone, foram empreendimentos estéticos como uma clínica de saxofone tenor . “Total Eclipse” é mais poderoso ainda. Tem uma  banda mais apimentada.

Os rapazes são relativamente jovens. Jared Gold é um organista que maximiza os recursos do seu instrumento. Quando ele e Bowen combinam  um poderoso uníssono, como em  “Exosphere”, este quarteto soa como uma big band. Quando Gold solta a força completa do seu B3 em uma selvagem e extraordinária peça como “Hip Check”, ele não faz muita cortesia  como impulsionador e atiçador atrás de Bowen, catapultando-o para frente. Além disto, Gold executa solos com brilhantes detalhes e picantes dissonâncias como em  “In My Dreams”. Mike Moreno é um livre pensador na guitarra. Ele complementa o som da banda  com minúsculos pontos de luz descentrados, e realiza intrigantes e ambíguos solos. Rudy Royston, que toca uma bateria livre no trio do saxofonista tenor JD Allen, opera em um mais definido e organizado papel com Bowen. Porém ainda soa perigosamente explosivo.

Há oito fortes faixas e uma obra prima. Bowen irrompe através da parte superior de “Hip Check”  e está impossivelmente rápido e exato, então ele improvisa dentro da mesma média dos detalhes rápidos. Royston voa; Moreno ulula; Gold guincha. Bowen segura firme o tema  dentro do lugar até o fim. É outro dia no quadro dos músicos.

Faixas
1 Total Eclipse 5:37 
2 Behind the Curtain 5:36 
3 Into the City 5:58 
4 Dowsing Rod 6:31
5 On Green 7:02 
6 Arrows Of Light 7:18 
7 Exosphere 9:55 
8 Hip Check 5:31 
9 In My Dreams 7:57 

Fonte: JazzTimes / Thomas Conrad

Nenhum comentário: