playlist Music

sábado, 18 de maio de 2013

SPIKE WILNER – LE TENDRESSE (Posi-Tone)


Seguindo a abertura modal agitada, a faixa título, composição de Wilner, carregando uma eminente influência de McCoy Tyner, o pianista assenta-se em um programa com charmosas canções da velha escolar interpretada através de solo ou com acompanhamento dentro da sua capacidade rítmica suingante puxadas pelo baixista Dezron Douglas e pelo baterista Joey Saylor. Há  um vertiginosos solo de piano na interpretação de “If I Only Had a Brain” de Harold Arlenm que tem Wilner mergulhando em uma distinta bagagem. A atuação do trio no ragtime clássico de Scott Joplin, “Solace”, é ressaltado por uma suave pegada  de rumba- boogie de New Orleans, com Saylor nas escovinhas e Douglas no baixo acústico. Eles, também, passam por uma interpretação alegremente sincopada em 3/4 de “Always”  de Irving Berlin e a brilhante pegada boogie-woogie de um clássico Tin Pan Alley,  “After You’ve Gone” , que veio a ser uma favorita nas jams da era do suingue . Eles estabelecem um sublime acordo em  “Little Girl Blue” de Richard Rodgers-Lorenz Hart , uma balada de 1935.

 Algumas agradáveis surpresas incluem firmes interpretações de “Crepuscule With Nellie” de  Monk e de uma obscura, mas fascinante, composição de Duke Ellington, “Le Sucrier Velours” , com atuação do trio, mais um delicado e melancólico solo de piano da canção tema do Carol Burnett Show , “I’m So Glad We Had This Time Together”. Outras comoventes composições de Wilner são a suingante “Silver Cord” e a adequadamente nomeada, “Happy Ending”, que encerra o disco, uma breve chama, que sem dúvida serve como perfeita  canção pausa para Wilner , quando ele atua regularmente no Smalls em Nova York.

Faixas: La Tendresse; If I Only Had A Brain; Solace; Silver Cord; Always; Lullaby Of The Leaves; After You've Gone; Le Sucrier Velours; Little Girl Blue; Crepuscule With Nellie; I'm So Glad We Had This Time Together; Happy Ending.

 Músicos: Spike Wilner: piano; Dezron Douglas: baixo; Joey Saylor: bateria.

Estilo: Straight-ahead/Mainstream

Fonte: JazzTimes / Bill Milkowski

Nenhum comentário: