playlist Music

sábado, 31 de agosto de 2013

IAN SHAW - A GHOST IN EVERY BAR : THE LYRICS OF FRAN LANDESMAN (Splash Point)

Entre letristas, Fran Landesman foi uma especialista da encenação, do enquadramento impecável,  das peças curtas discerníveis que poderiam ser mordazes, pecaminosas, jubilosas ou sofridas , frequentemente tudo de uma vez. Landesman sempre apresentou a verdade sem adorno,  de forma simples, ainda que eloquente, expondo os fatos sem espalhafato ou  afetação, provando que a mais óbvia poesia pode ser bela e comovente.

Entretanto dentre os  intérpretes significantes, de Ella a Elling, que têm cantado as letras de Landesman, ninguém as adapta melhor do que Ian Shaw. O vocalista galês permanece entre os mais suaves trovadores  e o mais despidamente mágico contador de estórias , como Landesman um experto na pungência minimalista. A primeira e maior exuberância de sucesso de  Landesman veio nos anos 50 do século passado, em conjunto com Tommy Wolf, ela modelou “Spring Can Really Hang You Up the Most” e “Ballad of the Sad Young Men” , ambas desenvolvidas com maravilhosa ternura por Shaw . Landesman subsequentemente associou-se a Roy Kral, Georgie Fame, Tom Springfield, Dudley Moore e  Bob Dorough, que com ela escreveu a astuciosa joia “Small Day Tomorrow”. Porém sua mais prolífica colaboração foi com o compositor britânico Simon Wallace, iniciada em 1994, continuando até a morte dela em 2011, e resultando em cerca de 300 canções.

Com Wallace realizando o acompanhamento no piano, é fundamentalmente a obra- prima de Landesman-Wallace que Shaw navega. Da pecaminosidade cômica de “Feet Do Your Stuff”, passando pela psicanálise diabólica de “Down”, pela tagaralice mortal de “Killing Time” e pelo mordaz comentário social de “In a New York Minute”, há uma jornada maravilhosa através de um superlativo repertório,e vastamente subapreciado, do século passado.

Faixas
1. Feet Do Your Stuff  2:
2. Only Why No More  3:46 
3. Small Day Tomorrow  3:46 
4. Spring Can Really Hang You Up the Most  6:32 
5. In a New York Minute  2:48 
6. Love Go Round  3:00 
7. In a Matter of Moments  2:52 
8. Down  3:49 
9. Nothing Is Mine Now  2:48 
10. Scars  1:54   
11. Stranger  3:44 
12. Killing Time  3:11 
13. Noir  2:47 
14. Nothing Lasts Forever  2:12 
15. Ballad of the Sad Young Men (feat. Sue Richardson)  5:29 

Fonte : JazzTimes / Christopher Loudon


Nenhum comentário: