playlist Music

sábado, 10 de agosto de 2013

MONDAY MICHIRU – SOULCEPTION (Adventure)

Ela é a maior estrela em seu nativo Japão, igualmente renomada pelo seu prêmio  em seu trabalho no cinema e seu perfil musical indistinto. Agora residente em Nova York e casada com o trompetista Alex Sipiagin, Monday Michiru também ganhou significante reconhecimento entre a turma do hip-hop e do acid-jazz nos Estados Unidos, mas permanece bem menos conhecida entre os fãs  do jazz tradicional. “Soulception”, seu título reportando seu discernimento vindo da sua alma antes do que alguma espécie de flerte com a Motown , deve ser um ponto de entrada para uma audiência maior com sua sensibilidade de múltiplos matizes , sugerindo um encontro da vibração do Leste com Oeste , refletindo a herança nipo-norte-americana. Ela é filha de dois estimados artistas de jazz : a pianista Toshiko Akiyoshi e o falecido saxofonista , nascido em Boston, Charlie Mariano.

Seguindo uma introdução falada que estabelece um impulso espiritual ao álbum, Michiru mergulha no canto metronômico  em “Adventures”,  suas bordas afiadas e enfim suavizadas por Sipiagin, pelo baixista Boris Kozlov e pelo guitarrista Adam Rogers. Suas inclinações excêntricas são igualmente evidentes através do staccato  em “What Is a Soul”, um estilo transuniversal em busca da ilustração. Então, repentinamente, Michiru assenta-se em uma leitura madura de “Bridges” de Milton Nascimento, apresentando  Ed Motta em sua companhia nos vocais. Seu scat  “Native Tongue” inicia como uma chuva leve de primavera,  progredindo para uma dança de júbilo completamente funkeada. A quietude outra vez invade com reflexiva suavidade em  “Over and Over”.  Um novo  fulgor  é  aceso sob uma magnífica apresentação de  “Brasilianos” (uma maravilhosa vitrine para Sipiagin), então temperada  pela refrescante “’Til Morning Comes Again” e a delicada “What Defines You”, impulsionada pelo desenredo de Rogers.

Faixas
1. Soulception Interlude
2. Adventures
3. What Is in a Soul
4. Bridges
5. Native Tongue
6. Over and Over
7. Map of the Soul
8. The Elusive Song
9. Brasilianos
10. 'til Morning Comes Again

Músicos: Monday Michiru: vocal; Adam Rogers: guitarra; Alex Sipiagin: trompete, trompete baixo, flugelhorn; Boris Kozlov: baixo; Nate Smith: bateria.


Fonte : JazzTimes / Christopher Loudon

Nenhum comentário: