playlist Music

sábado, 3 de agosto de 2013

OLIVER JONES – LIVE IN BADEN, SWITZERLAND (Justin Time Records)

Foi uma festa para a audiência suiça quando Oliver Jones tocou em Baden pela primeira vez em Maio de 1990. Ladeados pelos americanos Reggie Johnson (baixo) e Ed Thigpen (bateria), o canadense mais conhecido como maestro, embora reconhecido principalmente em seu país. A fluidez e vivacidade de Jones são equiparadas por sua precisão e comando, com as frequentes alterações do tempo e  ambiência, que  poderiam ser dissonantes em outras mãos , mas com Jones  elas não têm emendas e providenciam emoção a cada minuto.

“Falling in Love With Love”, de Rodgers e Hart, inicia a sessão de uma hora de duração, e no início está livre para realizar seus manifestos. A elegância do seu solo introdutório, distinto,  alternando tranquilos floreios com vigor, sucintos movimentos, dá a forma no meio da canção para o sexto sentido dos procedimentos do trio. Acelerando prontamente, então alcançando poucos entalhes, Jones nunca perde o lirismo nem cede o controle, mesmo quando ele volta para o tempo do solo para seus ataques, há um senso de que Jones está convocando os movimentos rápidos.

Em “Up Jumped Spring” de Freddie Hubbard, Jones mantém a estrutura do tempo de valsa original, mas o estende de forma tão breve quanto possível. Ele é um confesso fã de movimentos oscilantes, promovendo um crescendo, então outro movimento relaxado e começando outra vez. Seu primeiro solo é absurdamente rápido e então ele  incrementa mais o tempo. O material gospel, “Just a Closer Walk With Thee”, também, toma trilhas não percorridas.
Porém isto, que é atordoante, não é unicamente sobre corridas furiosas e paradas nos pit stops. Jones sola em três consecutivas canções, entre elas um medley de Gershwin e uma versão de “’Round Midnight”, que são graciosas e ritmadas. A inédita “Blues for Helen” e “Hymn to Freedom”, do seu companheiro canadense Oscar Peterson, são o suporte para o encerramento do roteiro. Entretanto, agora, Jones apenas pode ajudar a, ocasionalmente, germinar as estrelas.

      Faixas
 1 Falling In Love With Love
 2 Emily    
 3 Blues for Helen   
 4 Up Jumped Spring
 5 Just a Closer Walk With Thee   
 6 George Gershwin Medley: Rhapsody in Blue/I Loves You Porgy/Bess You Is My Woman/It Ain't Necessarily So/Summertime/The Man I Love/Embraceable You/I Got Rhythm   
 7 Something For Chuck
 8 Round Midnight   
 9 Snuggles   
 10 Hymn To Freedom


Fonte : JazzTimes /Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: