playlist Music

domingo, 15 de setembro de 2013

DICK HYMAN & KEN PEPLOWSKI: ...LIVE AT THE KITANO (2013)

Se conhecimento e bom gosto fossem moeda corrente, o pianista Dick Hyman e o clarinetista Ken Peplowski  seriam dois dos homens mais ricos em circulação. Hyman, uma legenda octagenária,  com sua impressionante técnica e seu conhecimento quase sem paralelo sobre quase todo estilo de jazz , e  Peplowski, o espirituoso e maravilhoso clarinetista/saxofonista, que é um dos mais importantes clarinetistas em atuação, efetivam uma perfeita parceria. Ambos têm profundo respeito pelas tradições da música, mas nenhum olha o jazz como uma peça de museu. Eles reconhecem que é uma forma de arte viva  e verdadeira que possibilita interpretações e variações contínuas e eles tiram completa vantagem deste fato.

“...Live At The Kitano”, como o título simplesmente estabelece , foi gravado no clube localizado no Park Avenue em Nova York. Hyman e Peplowski, que tocaram juntos em seções rítmicas em diversas ocasiões ao longo do quarto do século passado, vieram ao The Kitano para realizar um trabalho em duo em um final de semana de 2012. O que eles apresentaram e gravaram é um presente para o mundo.

Hyman e Peplowski movem-se sem esforço e confortavelmente de Thelonious Monk  a W.C. Handy , capturando todas as nuances que residem na música , enquanto colocam sua própria marca em cada peça. "The Blue Room" floresce dentro um ambiente lindamente aberto, "Ugly Beauty" é apresentada com uma valsa levemente reharmonizada  e "Yellow Dog Blues" vem a ser um ressonante boogie-woogie. Hyman e Peplowski  parecem comunicar-se telepaticamente durante  "I Mean You!" , entalhando e cruzando correntes em uma familiaridade reflexiva, ainda que frequentemente de forma inesperada, e eles conectam um profundo nível emocional em "My Ship".

Enquanto o clarinete de Peplowski permanece em sua vocação original, ele nunca deixa a casa sem seu  tenor e o coloca em bom uso em um par de faixas. A animada "Lover, Come Back To Me/Quicksilver" e a suave "Gone With The Wind" servem como uma firme lembrança  que ele continua verdadeiro no uso duplo das palhetas.

Escolher performances especiais neste álbum é quase uma perda de tempo porque cada número  cai sob o título de “especial”. Gravações como esta  tendem a ter prazo curto, quando são publicadas as listas dos melhores, mas talvez esta seja diferente. Hyman e Peplowski não devem pressionar as fronteiras para  o extremo de um novo jazz, porém o que eles têm a oferecer é não menos atrativo .

 Faixas: The Blue Room; Gone With The Wind; I Mean You!; Yellow Dog Blues; Lucky To Be Me; The World Is Waiting For The Sunrise; Ugly Beauty; My Ship; Lover, Come Back To Me/Quicksilver.

 Músicos: Dick Hyman: piano; Ken Peplowski: clarinete (1, 3-8), saxofone tenor (2, 9).

 Gravadora: Victoria


Fonte: AllAboutJazz /DAN BILAWSKY 

Nenhum comentário: