playlist Music

domingo, 8 de setembro de 2013

MARIO ADNET – UM OLHAR SOBRE VILLA-LOBOS (2013)

A música do Brasil é generalizada por sambas e bossa novas e visualizada por coloridos carnavais, que tornaram o país famoso. Porém, a música brasileira possui, também, uma presença sofisticada, delineada pelo influente compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e suas prolíficas composições, que são conhecidas por mesclar canções e ritmos indígenas e folclóricos com a música clássica europeia. Mario Adnet, premiado compositor, produtor e arranjador, reconhecido pela sua duradoura associação com Moacir Santos e Antônio Carlos Jobim, se voltou para as raízes de Villa-Lobos e revisitou a música do maestro em “Um Olhar Sobre Villa-Lobos”.

O núcleo do trabalho de Villa-Lobos, a famosa "Bachianas Brasileiras" é  bem representada e rearranjada com a adição de letra por vários poetas brasileiros, e  Adnet traz um vocalista especializado em cada faixa, deste modo dando-lhes um colorido individual. "Trenzinho Caipira" e "Caicó Aria" apresenta o Edu Lobo e o reverenciado Milton Nascimento  canta "Aria".

A série Choros de Villa-Lobos, baseada em popular ritmo do país, foi escrita sobre áreas específicas do sertão do Brasil, e Adnet utiliza dispersão em  "Makurka Choro" para transmitir uma natural quietude. No processo de renovação, Adnet meticulosamente desconstrói muitas das peças orquestrais e especificamente as partes de piano de muitas músicas selecionadas, todas, entretanto, mantendo sua integridade e essência originais. Uma menção especial de louvor para os vinte e cinco integrantes da Orquestra de Cordas que providenciam soberbo acompanhamento melódico para os metais e palhetas , e um ímpeto dinâmico ao ritmo tão vital para estas composições.

Esta foi a maior incumbência para Adnet, que é imensamente qualificado para obter sucesso em tal empreendimento. Tendo selecionado e dirigido os músicos pessoalmente, ele injetou uma grande porção dele no projeto  e teve a visão de enxergá-lo com clareza . Não só representa seu respeito pelo trabalho do estimado compositor, mas estabelece um testamento do duradouro legado de Heitor Villa-Lobos na história musical do Brasil.

Faixas: A Menina Das Nuvens; Dança; Realejo; Caboclinha; Trenzinho Do Caipira; Ondulando; Tristorosa; Abril; Ária; Mazurka Choro; Canção De Cristal; Improviso No. 7; Caicó Aria; Estrela E Lua Nova.

Músicos: Mario Adnet: violão, arranjador, produtor, vocal (3, 7, 14); Marcos Nimrichter: piano; Guto Wirtti: baixo acústico (1, 4, 6, 12, 14); Jorge Helder: baixo acústico (2, 3, 5, 7, 8, 13); Teco Cardoso: flautas; Igor Carvalho: clarinete; Marcelo Martins: saxofone tenor; Henrique Band: saxofone barítono; Aquiles Moraes: trompete; Everson Moraes: trombone; Jurim Moreira: bateria; Lioubov Klevtsova: harp; Monica Salmaso: vocal (2, 13); Muiza Adnet: vocal (3, 8); Edu Lobo: vocal (5, 13); Paula Santoro: vocal (7, 11); Milton Nascimento: vocal (9); Yamandu Costa: violão (10, 14); Orquestra de Cordas (todas as faixas).


Gravadora : Boranda

Nenhum comentário: