playlist Music

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

STEVE SWALLOW QUINTET – INTO THE WOODWORK

Um quinteto com guitarra, baixo elétrico e órgão só pode “cozinhar” com gordura, certo?.  Errado. O baixista Steve Swallow tinha uma espécie sofisticada de jazz em mente quando reuniu o  saxofonista tenor Chris Cheek, o guitarrista Steve Cárdenas, o baterista Jorge Rossy e a pianista Carla Bley, que retornou ao órgão para este projeto por sugestão de Swallow.

A partir das  notas iniciais da primeira música “Sad Old Candle” , fica claro que não é a típica banda de guitarra e órgão. A composição parece mais clássica do que qualquer  abordagem suingante. As variações do grupo seguem em “Into the Woodwork”, que, de fato, suinga dentro  de uma estrutura hard-bop . Parte da missão de  Swallow parece perfurar uma mina de conjecturas, e ele o faz mais do que o organista Larry Young fez há meio século atrás. Ao longo de uma dúzia de composições, todas de autoria de Swallow, nós ouvimos cinco músicos brilhantes em coesão. À pianista apenas ocorre está tocando o órgão.

Este é um esperto, econômico jazz, sem compassos supérfluos nas músicas com duração de três a cinco minutos e meio. Cheek fica sob os refletores em “From Whom It May Concern” (cujas passagens de abertura e encerramento parecem “pegar carona” em “Cry Me a River”), com frases saltitantes como em um jogo de amarelinha, que ressaltam a melodia e a envolve com  o dedilhar blueseiro de Cárdenas. Bley, que está muito reservada em “ Into the Woodwork” e no acompanhamento, irrompe com alguns acentos elegantes em “Grisly Business” , um blues trotante no ritmo country (Desafortunadamente, ela  compensa isto com desprezo, expondo citações de “I’ve Been Working on the Railroad”, quando ela sola em “Still There”.) A banda—especialmente Swallow—faz um exercício em  “Unnatural Causes” com um tempo arriscado e rápidas mudanças da estrutura dos acordes. Então há a beleza pastoral de “Small Comfort” com Swallow, Cárdenas e Bley provando que três instrumentos eletrificados podem tocar com tanta elegância quanto um trio de câmara.

Faixas: Sad Old Candle; Into the Woodwork; From Whom It May Concern; Back in Action; Grisly Business; Unnatural Causes; The Butler Did It; Suitable for Framing; Small Comfort; Still There; Never Know; Exit Stage Left.


Fonte: JazzTimes / Steve Greenlee

Nenhum comentário: