playlist Music

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

FLORIAN WEBER - BIOSPHERE

 “Biosphere”  é provavelmente é o primeiro disco de jazz que inclui composições de Lee Konitz, Eric Clapton e da banda Coldplay. O mais surpreendente, entretanto, é o fato que todas as canções fazem sentido no contexto do álbum. O pianista alemão Florian Weber, que faz parte do trio Minsarah, toca com um estilo marcado por lirismo melódico, intensa destreza e conhecimento teórico que parece estimular a predileção por ritmos singulares. Suas interpretações reluzem  peculiarmente com suas composições.

Weber frequentemente toca piano elétrico e acústico simultaneamente, e sua tática geral é controlar o ostinato em um teclado, enquanto sola em outro. O guitarrista Lionel Loueke, o baixista Thomas Morgan e o baterista  e o tocador de tablas  Dan Weiss participam ativamente na conformação do som . A guitarra branda de Loueke adiciona uma ótima textura, e a sua “Mivakpola” atua como um perfeito intervalo entre “Clocks”  da Coldplay  e “Cosmic” da cantora de  R&B, Jamiroquai.

Weiss busca a plenitude de oportunidades para solos tensos, mas seu melhor trabalho vem em  “Biosphere”, uma peça escrita na insana métrica de 25/16, onde o baterista alterna entre truques e tablas. Konitz e Weber recebem créditos  por um retrabalho de “All the Things You Are”  intitulada  “Evolution”, que foca mais nas improvisações do que no tema ( Minsarah é, provavelmente, melhor conhecido como  a seção rítmica do New Quartet   de Konitz.) . Resumindo com  a balada “Tears in Heaven”  de Clapton, Weber dá aos ouvintes uma oportunidade para capturar a sua pulsação e contempla o progressivo curso que flui . A maioria dos detalhes  serão protelados após o final do álbum.

    Faixas
 1. Filaments (Weber)
 2. Casimir Effect (Weber)
 3. Piecemeal (Weber)
 4. Clocks (Coldplay)
 5. Mivakpola (Loueke)
 6. Cosmic (Jamiroquai)
 7. Biosphere (Weber)
 8. Getragen (Weber)
 9. Evolution (Lee Konitz)
 10. Tears in Heaven (Eric Clapton)


Fonte : JazzTimes / Mike Shanley

Nenhum comentário: