playlist Music

terça-feira, 8 de outubro de 2013

KURT ROSENWINKEL – STAR OF JUPITER (WOMMUSIC)

A concepção decididamente new age do 10° álbum de Kurt Rosenwinkel como líder, inspirado na cosmologia, composto de inéditas para quarteto, veio de um sonho. “ ‘Star of Jupiter’ deu-me uma chave para transcender os ciclos dos padrões, ilusão e temor neste  plano terreno de existência”  ele afirma no informe à imprensa.

O guitarrista de 42 anos é um singular e influente intérprete, com um alardeada reputação por sua habilidade técnica impressiva e, em anos recentes, interpretações de standards. Porém a agilidade de Rosenwinkel, estilo em cascata, adapta bem as regiões celestiais à estratosfera do  jazz. Colaborador de longa data de Aaron Parks sintoniza a estética eletrificada antiga de Chick Corea  via Rhodes, piano, órgão, Wurlitzer e  tack piano. Completando o grupo está o componente regular do grupo de Branford Marsalis, Eric Revis no baixo acústico e o recém-chegado, de 21 anos, Justin Faulkner (também do quarteto de Marsalis) na bateria. Não é para dizer que o sonho de Rosenwinkel é um retorno à fusion; na abertura em 5/4 ,“Gamma Band”, ele romantiza bastante a guitarra para dar  uma sólida moldura de Birds of Fire, e na mais bem sucedida e brilhante, como a poderosa e reverberante balada “Heavenly Bodies”, aventura-se em limites distantes da harmonia e tempo com singular métrica de modo que sugere um postbop  do século XXI mais do que jazz-rock.

Às vezes, Rosenwinkel canta ao lado de sua guitarra, misturando a sensibilidade funk em tempo médio , “Homage A’Mitch”, um tributo a Mitch Borden,  o proprietério do Smalls que ofertou-lhe um lar musical nos anos 90. Na firmemente suingada “A Shifting Design”, onde Rosenwinkel altera o estado de espírito e atua solto, tudo mais surpreendente e efetivo.

Faixas CD1: Gamma Band; Welcome Home; Something, Sometime; Mr. Hope; Heavenly Bodies; Homage A'Mitch. CD2: Spirit Kiss; kurt 1; Under It All; A Shifting Design; Deja Vu; Star of Jupiter.

Músicos: Kurt Rosenwinkel: guitarra, voz; Aaron Parks: piano, Rhodes, órgão, Wurlitzer, tack piano; Eric Revis: baixo acústico; Justin Faulkner: bateria.


Fonte : Aidan Levy(JazzTimes)

Nenhum comentário: