playlist Music

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

AHMAD JAMAL – SATURDAY MORNING (Jazz Village)

Ahmad Jamal soa como o homem mais sortudo do mundo em “Saturday Morning”. Aos  83 anos, o pianista é capaz de expressar  com magistral força todos os ritmos do seu coração e os humores de sua alma. Talvez esta recuperação cármica para demonstrar como tem sido subapreciado ao longo das décadas.

“Saturday Morning” é uma composição associada a “Blue Moon” de 2011. O disco mais recente foi gravado em Nova York e dominado por canções do cinema e shows, considerando a nova gravação feita na França e é composta primariamente por inéditas de Jamal. Porém o único e impecável senso de tempo de Jamal é uma constante, possibilitado pelo baterista  Herlin Riley e pelo baixista Reginald Veal (a seção rítmica de Wynton Marsalis no meado dos anos 90) e o ex-percussionista do Weather Report , Manolo Badrena.

Com a faixa título, o elemento principal de seu concerto que é tocada duas vezes aqui , Jamal encontrou sua modernidade equivalente ao seu monstruoso sucesso de 1958 , “Poinciana”, durável , suavemente  funkeado em  ostinato, que é facilmente adaptável a todos os seus impulsos rítmicos. Ao lado desta joia, ele apresenta uma fascinante, com toque de reggae, “The Line” e um tributo a Horace Silver (“Silver”) com suporte latino. Entre as melhores reapresentações estão a interpretação da bem sucedida e enlevada  balada de Doris Day e Les Brown, “I’ll Always Be With You”, uma oportunidade para Jamal apresentar seus brilhantes cachos de notas como buquês.  

Jamal nunca soou mais confiante e seguro  em suas jogadas estilísticas -  ao lado de acordes dissonantes, temas alternados, manipulação espacial que encantou Miles Davis—e nunca confiou tanto em seus companheiros de banda. Ele exsuda uma autoridade que os ouvintes encontrarão facilidade em apreciar.

Faixas: Back To The Future; I’ll Always Be With You; Saturday Morning; Edith’s Cake; The Line; I’m In The Mood For Love; Firefly; Silver; I Got It Bad And That Ain’t Good; One; Saturday Morning.


Fonte: Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: