playlist Music

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

FRED HERSCH & JULIAN LAGE – FREE FLYING

O pianista Fred Hersch e o guitarrista Julian Lage são ,similarmente, maravilhosos instrumentistas e  possuem a mesma opinião . Embora sejam primariamente improvisadores jazzísticos, eles compartilham afinidades por novas colaborações, formas clássicas e dinâmicas suaves, ainda que intensas. Se eles estão a mais que uma geração de diferença, não importa. “Para um jovem músico”, Hersch escreve nas notas do álbum, “Julian tem um espírito maduro, está bem cônscio do conjunto da linguagem do jazz e é musical e tecnicamente um virtuoso ; ele é inspirado e inspirador”.

A extraordinária nova gravação deles ao vivo, “Free Flying”, origina-se de um encontro em uma cafeteria em Boston, uma cidade onde estudaram e ensinaram. Seções privadas  em duo ocorreram em Fevereiro passado no Jazz at Kitano  em Nova York , onde constava do programa sete composições de Hersch, a maioria gravada ao menos uma vez anteriormente e cinco dedicadas a artistas que lhe são queridos. A faixa título, para Egberto Gismonti, apresenta uma alegremente contagiante melodia que dá o caminho para intricar improvisados contrapontos, que parecem inspirados tanto em Bach quanto em Gismonti. A abertura da faixa, “Song Without Words #4: Duet”, chama Bach à mente uma vez mais; Lage permanece na retaguarda até assumir a liderança por três minutos, com Hersch passando para uma atuação contrapontual . “Heartland”, para Art Lande,  é outra com sentimento clássico, mas lento e mais reflexivo.

Peças dedicadas a guitarristas—“Down Home” para Bill Frisell e “Stealthiness” para Jim Hall—são exibições jazzísticas fora do comum. “Down Home”, gravado primeiro em “Fred Hersch Trio +2”, tem uma margem folk a despeito do uso ocasional por parte de Hersch do stride  na mão esquerda. “Stealthiness” provoca  a performance mais brilhante de Lage.  Circundando o trabalho estão primorosas performances de autores clássicos do jazz como Sam Rivers (“Beatrice”) e  Thelonious Monk (“Monk’s Dream”).

Faixas
1 Song Without Words #4: Duet 6:54
2 Down Home 5:53
3 Heartland  4:57
4 Free Flying 5:04
5 Beatrice 5:29
6 Song Without Words #3: Tango 5:45
7 Stealthiness  5:16
8 Gravity's Pull 7:03
9 Monk's Dream 6:24

Fonte : Bill Beuttler (JazzTimes)


Nenhum comentário: