playlist Music

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

JACQUI DANKWORTH – LIVE TO LOVE (eOne/Specific Jazz)

Apesar do nome acima do título ser da vocalista Jacqui Dankworth, seu quinto álbum,  este é o arauto da convergência de três dos principais praticantes do jazz na Grã-Bretanha, os quais não ganharam a atenção que merecem nos Estados Unidos.

 O primeiro é a própria Dankworth, de uma linhagem de elite, filha do compositor e saxofonista/clarinetista  John Dankworth e da vocalista Cleo Laine. O próximo é o tecladista e vocalista Charlie Wood, que nasceu em Memphis, e está há muito tempo estabelecido em Londres e é o marido de Dankworth.  Finalmente, há o baixista Geoff Gascoyne, melhor conhecido por seu trabalho com o supergrupo britânico com toque de jazz, Everything But the Girl,  e seu essencial papel na ascensão para o estrelato de Jamie Cullum. Em adição, além de tocar  em 13 das 14 faixas, Gascoyne produziu o álbum e elaborou  todos, exceto um,  os arranjos.

Mais do que o disco anterior de Dankworth, “It Happens Quietly”, um tributo ao seu falecido pai, “Live to Love”, é  suave e imaginativamente elaborado. Nove composições inéditas, todas escritas ou coescritas por Dankworth, Gascoyne ou Wood, são belamente construídas, entretanto mais fortemente musical do que poéticas. As mais impressivas são as ilusoriamente plácidas de Dankworth e Gascoyne, a evocativa “All Is Quiet” (uma das quatro faixas apresentando o Brodsky Quartet) e a canção jubilosa de Wood, “Simple As”. Típico dos programas de Dankworth, as reapresentações são criteriosamente escolhidas, estendendo-se de uma leitura fina de “Someday We’ll All Be Free” de Donny Hathaway e da cuidadosa “Something’s Gotta Give”  de Johnny Mercer a um tratamento cintilante de “Palladium” de Wayne Shorter.

    Faixas:

1. Live to Love
2. Malala
3. We Do Need Love
4. Palladium
5. All Is Quiet
6. Simple As
7. Sweet Devotion
8. It's Tomorrow's World
9. I Took Your Hand
10. A Certain Kind of Eden
11. Someday We'll All Be Free
12. Be Kind
13. Something's Gotta Give
14. It's Tomorrow's World (Reprise)


Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: