playlist Music

domingo, 15 de dezembro de 2013

RANDY BRECKER – NIGHT IN CALISIA (2013)

As águas da história significativamente banha Kalisz, a mais velha cidade da Polonia. Especificamente, ela tem origem no passado quando Kalisz era uma importante parada na Amber Road para Roma. Historicamente, correntes de outro tipo também correm largamente através desta exuberantemente satisfatória gravação oferecida pelo triunvirato do trompetista Randy Brecker , do pianista/compositor Wlodek Pawlik e da nativa Kalisz Philharmonic.

Esta é uma ampla, bonita e inspiradora performance que, através da efusiva pompa musical de Pawliky, do suportivo toque de Brecker e o fervor da orquestra local, apropriadamente ajudou a velha cidade a celebrar seu 1850° aniversário. E fizeram de forma magnificente.

O estilo composicional de Pawlik organiza-se de forma brilhante, com melodias elegantemente refinadas e  salientado em tempo agitado modal, que são ricamente orquestradas. Suas bem estabelecidas raízes clássicas agitam-se através de cada música. A beleza das peças mais lentas, à la Satie, são magníficas como outras aqui, generosamente livres para  Brecker pintar seus próprios quadros sonoros. O balanço musical que procede do solista para a orquestra é o ideal através do trabalho.

Randy Brecker, cujo maravilhosa atuação prossegue por décadas, gêneros e gravações com outras finas orquestras europeias , está supremo em sua apresentação – sempre melhor-  tocando com um deslumbrante e calorosa sonoridade, espírito ebuliente e animada criatividade. Uma abundância de júbilo de jazz  é evidente em suas linhas e seu estilo hard bop desembaraçado, ainda que bem sincronizado musicalmente com o revigorante e espirituoso estofo de Pawlik.

Sob a condução de Adam Klocek, a Kalisz Philharmonic agradavelmente  agrega-se à celebração , atuando com significante prazer , nunca permitindo s que as coisas atolem ou sabotem a natureza festiva do evento. A seção rítmica, com o teclado de Pawlik liderando o caminho, conduz a caravana de maneira bem tranquila.

Talvez haja umÉ uma joia.   
a única crítica possível aqui, e é mesmo um detalhismo e nada musical : a notas do disco são aparentemente uma mera tradução. Não obstante, não há nada perdido na tradução ou fossilizado em âmbar sobre esta execução brilhante.

Faixas: Night in Calisia; Amber Road; Orienthology; Follow the Stars; Quarrel of the Roman Merchants; Forgotten Song.

Músicos: Randy Brecker: trompete; Wlodek Pawlik: piano; Pawel Pańta: baixos acústico e elétrico; Cezary Konrad: bateria; Kalisz Philharmonic Orchestra; Adam Klocek: maestro.

 Gravadora: Summit Records

Estilo: Straight-ahead/Mainstream

Fonte: NICHOLAS F. MONDELLO (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: