playlist Music

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SFJAZZ Collective - LIVE: SFJAZZ CENTER 2013 –THE MUSIC OF CHICK COREA & NEW COMPOSITIONS (SFJAZZ)

Com sua  última ambiciosa gravação, o SFJAZZ Collective, estabelecido em San Francisco, celebra um outro grande compositor (o modus operandi  do grupo), um novo local e uma nova adição à banda. Dois anos atrás o Collective homenageou a música de Stevie Wonder com um lançamento gravado em cinco noites no Jazz Standard em Nova York. Para este  décimo-primeiro lançamento, um CD duplo, o octeto, com um novo baterista, o nascido em Miami, Obed Calvaire, suinga para um compositor de jazz , o pianista e líder Chick Corea. A ocasião: quatro noites em Marco de 2013, que constituem as primeiras performances gravadas no  Robert N. Miner Auditorium do SFJAZZ Center, o multimilionário complexo autônomo de jazz que serve como base para o grupo.

Os aclamados toques latino das peças de Corea são renovados aqui, em robustas versões , iniciando com a abertura do disco 01, uma interpretação de  “Spain” arranjado pelo pianista venezuelano Edward Simon, que oferece uma lenta e melancólica leitura do tema antes de passá-la para o vibrafonista Stefon Harris. A peça intensifica-se com solos durante a seção de samba antes de retornar ao início do tema. Em estilo similar, no mesmo disco, está  “La Fiesta”, arranjado pelo porto-riquenho , o saxofonista Miguel Zenón, que efetivamente embaralha a ordem original dos principais contrastes das seções. O baixista Matt Penman formula a pegada flamenca, dando destaque ao arrojado solo do sax alto de Zenón e algum arrojo rítmico de Calvaire seguindo com Harris e Penman.

As joias familiares de Corea estão no disco 02. Igualmente, Harris enfeita e põe em múltiplas camadas os arranjos de “500 Miles High”, fazendo uma criativa mistura e o saxofonista porto-riquenho David Sánchez assentando no ar uma suntuosa balada em “Crystal Silence”, liderado pelo vibrafone e posteriormente incorporando texturas do coro de metais e abrindo espaço para o piano. Originais figuras impressivas na mistura , também, incluindo a suavidade de Harris em “Let’s Take a Trip to the Sky”; a longa “Home Is”  do trompetista Avishai Cohen inspirada parcialmente em música do seu nativo  Israel; a impetuosa e mutavelmente colorida “Vegan Las Vegas”  de Penman; o trombonista Robin Eubanks com acento funk em “Shifting Center” e a multissegmentada “Grand Opening”  de Zenón, composta para a comemoração da inauguração da SFJAZZ Center.

Músicos : Miguel Zenón (saxofone alto);David Sánchez (saxofone tenor );Avishai Cohen (trompete);Robin Eubanks (trombone);Stefon Harris (vibrafone);Edward Simon (piano); Matt Penman (baixo);Obed Calvaire (bateria)

                 Disco 01

 1. Spain – Chick Corea (arranjada por Edward Simon) 12:12
 2. Rumble/City Gate – Chick Corea (arranjada por Matt Penman) 5:34
 3. Let’s Take a Trip to the Sky – Stefon Harris 10:33
 4. Gibraltar – David Sánchez 9:25
 5. Space Circus – Chick Corea (arranjada por Robin Eubanks) 8:08
 6. Home Is – Avishai Cohen 13:18
 7. La Fiesta – Chick Corea (arranjada por Miguel Zenón) 10:47

                Disco 02

1. Matrix – Chick Corea (arranjada por Avishai Cohen) 9:41
2. 500 Miles High – Chick Corea (arranjada por Stefon Harris) 10:12
3. Vegan Las Vegas – Matt Penman 9:40
4. Incessant Desires – Edward Simon 11:56
5. Grand Opening – Miguel Zenón 15:49
6. Crystal Silence – Chick Corea (arranjada por David Sánchez) 9:32
7. Shifting Centers – Robin Eubanks 10:02

Fonte: Philip Booth (JazzTimes)



Nenhum comentário: