playlist Music

domingo, 19 de janeiro de 2014

JOHN STOWELL/DAVE LIEBMAN - BLUE ROSE (2013)

O saxofonista Dave Liebman  juntou-se ao guitarrista John Stowell  e ao baixista Don Thompson  em três composições de Stowell em “The Banff Sessions (Origin Records, 2002)”. Mais de uma década depois,  Stowell e Liebman reúnem-se para um trabalho em duo, “Blue Rose”. Os dois tomam um grupo de standards do  jazz e canções do grande repertório norte-americano para uma bela fluidez em suas atuações. As linhas de  Stowell são encrespadas e claras, enquanto o penetrante sax soprano de Liebman espalha-se suavemente através dos acordes do guitarrista, e o seu tenor apresenta um feérico e indomesticado som .

O duo inicia com a canção título do repertório de Duke Ellington. "Blue Rose", a música, foi composta por Ellington especificamente para a  vocalista Rosemary Clooney , para um álbum do mesmo nome, lançado pela Columbia Records em 1956. Stowell e Liebman dão à canção um rotação bravia. O sopro do sax de Liebman  demonstra, aqui, porque ele é um dos maiores francos praticantes do seu instrumento. Sua entonação tem uma doçura, uma pureza como se suas notas entrelaçassem-se em torno do toque caloroso das cordas de  Stowell.

Liebman passa para o tenor em "Fe Fi Fo Fum" do saxofonista Wayne Shorter. É uma das mais identificáveis vozes neste particular instrumento. Sua entonação pode ser clara, mas passará, inesperadamente, para segmentos  ásperos , emitindo rugidos que ameaçam irromper a zona do free . O duo vai para o território de Ellington com "Isfaran" de  Billy Strayhorn. O tenor de Liebman  desabrocha em um extenso solo de Stowell , dando à musica um espírito desconsolado. "Everything I Love" de Cole Porter recupera o humor animado, com o tenor de Liebman soando particularmente travesso.

Liebman, surpreendentemente, passa para o piano em "Time Remembered" do pianisat Bill Evans para  a comovente e  meditativa interpretação da canção, mais alinhado com muitas versões gravadas por Evans. "inútil Paisagem"  de Antônio Carlos Jobim é contida em bela delicadeza. O acompanhamento de Liebman no soprano adiciona riqueza ao seu som na pegada brasileira.

Dois veteranos, Stowell e Liebman, atuam neste trabalho com canções consideradas standards dentro dos seus jeitos característicos. Um maravilhoso, ordenado trabalho, explorando a pureza e a beleza do familiar.

Faixas: Blue Rose; Fe Fi Fo Fum; Isfahan; Everything I Love; Time Remembered; Until Paisagem; Molten Glass; My Ideal; Everybody's Song But My Own; Black Eyes; How Deep Is The Ocean.

Músicos: John Stowell: guitarras; Dave Liebman: saxofones  soprano e tenor , flauta de madeira; piano (5).

Gravadora: Origin Records


Fonte: DAN MCCLENAGHAN (AllAboutJazz) 

Nenhum comentário: