playlist Music

sábado, 1 de fevereiro de 2014

DAVID GILMORE – NUMEROLOGY : LIVE AT THE JAZZ STANDARD (Evolutionary)

Por ser muito natural em sua ocupação, os artistas de jazz tem uma permanente fascinação com números. Com “Numerology”, uma suíte em duas partes que explora o “místico, divino e espiritual significado” deles, o permanentemente subavaliado guitarrista David Gilmore transforma aquela fascinação em visceral. Gravado no Jazz Standard em 2010, o álbum mistura  música post-M-Base e fusion com influência latina para criar um todo hilariante.

O número  mais importante aqui é cinco, como se aplica ao excelente quinteto de Gilmore, incluindo o saxofonista alto Miguel Zenón (em forma admirável), o pianista Luis Perdomo (tocando com largo e expressivo sentimento ), e o baixo e a bateria sobre-humanas de Christian McBride e Jeff “Tain” Watts. Impulsionando através do espaço modal, construído em temas minimalísticos, atuando em penetrantes pegadas com a participação do ás da  percussão Mino Cinelu, a música nunca para de construir e revelar.

“Numerology” inicia com uma melodia ardente feita assombrosa com o vocal sussurrante sem palavra de Claudia Acuña. Porém, uma vez mais, Zenón impressiona com o primeiro dos seus explosivos solos, e Gilmore adiciona excitação com figuras entrelaçadas em uníssono, sendo o primeiro movimento fechado em uma trajetória ascendente. O movimento dois começa  suavemente  - há um interlúdio  gracioso  apresentando Gilmore e Acuña— mas é bastante explosivo com lírico abandono. A propulsão melódica de Gilmore mostra o caminho para um episódio  expressivo/funkeado apresentando um solo ressonante de McBride .Ao final, com um atraente riff em  “ Twilight Zone”, “Numerology “ assume um lugar entre a música celeste.

             Faixas

1. Zero to Three: Expansion  5:14  
2. Four: Formation   6:49  
3. Five: Change   6:52  
4. Six: Balance   7:53  
5. Seven: Rest   12:38  
6. Eight: Manifestation   3:58  
7. Nine: Dispersion   12:55


Fonte: Lloyd Sachs (JazzTimes)

Nenhum comentário: