playlist Music

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DIANNE REEVES – BEAUTIFUL LIFE (Concord Records)

Prova, outra vez, o estado desanimador da indústria da música: Passaram-se cinco anos para  Dianne Reeves lançar novo álbum, seguindo à sua saída da Blue Note Records. Porém há uma plenitude de boas novidades associadas à protelação do seu retorno. Ela aterrissou na Concord, uma gravadora com longa tradição de dirigir vocalistas com bom gosto, inteligência e, de forma abençoada, interferência mínima. Ela solicitou a Terri Lyne Carrington para realizar  produção de “Beautiful Life” e tocar (e, em dois momentos, cantar) em 10 das doze faixas. E ela e Carrington congregaram um extraordinário  espectro de convidados , incluindo Gregory Porter, Esperanza Spalding, Robert Glasper, Lalah Hathaway, Geri Allen, Raul Midón e Grégoire Maret.

A ausência de meia-década nada fez para diminuir o poder ou glória da voz de Reeves na gravação. No entanto, ela tem angariado o título de herdeira de Ella ou Sarah, aqui ela adota uma sonoridade mais suave e mais expressiva que está mais próxima ao espírito de Anita Baker. Excetuando  “Stormy Weather”, as escolhas de Reeves em músicas já conhecidas também tendem para o contemporâneo , variando de uma trovejante interpretação de Glasper para “Dreams”  de Fleetwood Mac  e uma plácida parceria com Hathaway em  “Waiting in Vain” de Bob Marley ao densamente sensual entrelaçamento com Porter em  “Satiated (Been Waiting)”  de Carrington.

Completando o repertório estão cinco composições inéditas escritas ou coescritas por Reeves. Todas são boas. Duas —um hino  “Cold” e a flamejante “Tango”—são excepcionais.

         Faixas

1 I Want You with Sean Jones
2 Feels So Good (Lifted) with George Duke, Nadia Washington
3 Dreams with Robert Glasper
4 Satiated (Been Waiting) with Gregory Porter
5 Waiting In Vain with Lalah Hathaway
6 32 Flavors
7 Cold
8 Wild Rose with Esperanza Spalding
9 Stormy Weather with Tineke Postma
10 Tango with Raul Midón
11 Unconditional Love (For You)
12 Long Road Ahead with Grégoire

Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: